Hoje a Assembleia Legislativa do Pará retomou seus trabalhos no segundo período legislativo do terceiro ano da da 19ª Legislatura, de forma totalmente presencial, apesar da reforma do prédio sede do Palácio Cabanagem e do próprio plenário Newton Miranda. Após…

Em visita oficial, a Academia Paraense de Jornalismo e a Comissão de Defesa do Patrimônio Histórico do Instituto Histórico e Geográfico do Pará pediu ao prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, o veto à alteração dos nomes da Rua da Municipalidade…

O IV Distrito Naval da Marinha do Brasil, em parceria com o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Praticagem da Barra do Pará, Sociedade Amigos da Marinha Pará, Secretarias de Saúde de Barcarena e do Estado do Pará, Tribunal…

Guy Veloso, filho do saudoso jurista, notário e político Zeno Veloso, plantou em sua memória um pé de baobá na Universidade Federal do Pará, onde o ilustre parauara se destacou como professor de direito civil e direito constitucional, formando gerações…

MPE de olho na cota feminina

O Procurador Regional Eleitoral, Alan Rogério Mansur – que por sinal aniversaria amanhã – recomendou aos partidos políticos no Pará que respeitem a regra de que pelo menos 30% das candidaturas sejam de mulheres. A fiscalização será rigorosa. O Ministério Público Eleitoral também já avisou que está atento às candidaturas fictícias, aquelas registradas apenas para atingir o percentual mínimo, sem que exista, na prática, qualquer esforço partidário ou da candidata. Há servidoras públicas que aceitam a manobra só para usufruir dos três meses de licença remunerada. Nesses casos, além de abrir processo pela fraude, a PRE vai investigar se a candidata praticou improbidade administrativa.

Apesar de maioria da população e do eleitorado, as mulheres ainda ocupam poucos cargos políticos no Brasil. Em 2010, menos de 9% dos parlamentares eleitos eram mulheres, o que dá ao Brasil o 156º lugar no ranking mundial de representatividade feminina no Poder Legislativo. Os dados são do TSE.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *