Barcos regionais a motor, veleiros, vigilengas, rabetas, bajaras, canoas ubás, igarités, catraias, botes fazem parte da memória afetiva, produtiva e econômica parauara, navegando pelo oceano Atlântico, baías, rios que mais parecem mares, lagos, igarapés, furos, estreitos, igapós e campos alagados…

Embora o Quartel Tiradentes esteja localizado no coração do bairro do Reduto, sediando o 2º BPM e duas Companhias da Polícia Militar do Pará, os meliantes parecem desafiar abertamente os policiais. Os assaltos no bairro continuam muito frequentes, principalmente no…

Douglas da Costa Rodrigues Junior, estudante de Letras - Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará e bolsista do Museu Paraense Emílio Goeldi, ganhou a 18ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica na área de Ciências Humanas…

O Ministério Público do Trabalho PA-AP abrirá na segunda-feira inscrições para Estágio de Nível Superior. A seleção será destinada ao preenchimento de vagas e formação do quadro de reserva de estagiários dos cursos de Administração/Gestão Pública, Biblioteconomia, Direito, Jornalismo, Publicidade/Propaganda…

Mitologia & música

Nesta terça-feira, o projeto Saber da Fonte, que leva ao público pesquisas acadêmicas sobre o universo cultural da Amazônia, oferece palestra da professora Lilian Barros, doutora em Etnomusicologia, sobre “Mito e Música entre os Desana, do Alto Rio Negro”. Autodenominados Asiri Masá (Gente do Sol), eles somam aproximadamente 1,5 mil, e detêm rico acervo mitológico conectado aos repertórios musicais.

A música está presente em cerimônias de troca – como os dabokuris, em práticas medicinais tradicionais, no ensinamento dos mitos e em ritos de passagem masculinos e femininos. Os cantos e músicas instrumentais são praticados em rituais solenes e em momentos de descontração e transmitem valores e conhecimentos.

Vale a pena prestigiar. Às 18h30, com entrada franca, no auditório do IAP (Av. Nazaré, ao lado da Basílica).

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *