0

Nesta terça-feira, o projeto Saber da Fonte, que leva ao público pesquisas acadêmicas sobre o universo cultural da Amazônia, oferece palestra da professora Lilian Barros, doutora em Etnomusicologia, sobre “Mito e Música entre os Desana, do Alto Rio Negro”. Autodenominados Asiri Masá (Gente do Sol), eles somam aproximadamente 1,5 mil, e detêm rico acervo mitológico conectado aos repertórios musicais.

A música está presente em cerimônias de troca – como os dabokuris, em práticas medicinais tradicionais, no ensinamento dos mitos e em ritos de passagem masculinos e femininos. Os cantos e músicas instrumentais são praticados em rituais solenes e em momentos de descontração e transmitem valores e conhecimentos.

Vale a pena prestigiar. Às 18h30, com entrada franca, no auditório do IAP (Av. Nazaré, ao lado da Basílica).

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Mundo cão

Anterior

Bida pega 30 anos

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *