O Procurador-Geral de Justiça César Mattar Jr. inaugurou nesta quinta-feira, 16, o Núcleo Eleitoral do Ministério Público do Estado do Pará, que vai funcionar na sede das Promotorias de Justiça de Icoaraci, distrito de Belém. O coordenador será o promotor…

A desembargadora Maria de Nazaré Saavedra Guimarães, que se destaca pelo belo trabalho que desenvolve à frente da Comissão de Ações Judiciais em Direitos Humanos e Repercussão Social do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, e que já coordenou…

Brega no Pará é coisa séria. Tem Brega Pop, Brega Calypso, Brega Marcante, Brega Saudade, Tecnobrega, Melody, Tecnomelody … Verdadeiro hino (música oficial dos 400 anos de Belém), não há quem desconheça o clássico Ao Por do Sol, eternizado na…

Uma reunião no Ministério Público do Estado do Pará colocou em pauta a situação caótica da Unidade de Conservação Estadual Área de Proteção Ambiental da Ilha do Combu, onde proliferam construções e empreendimentos comerciais irregulares, transporte fluvial desordenado, festas e…

Mineração no alto Trombetas terá que fazer consulta prévia

MPF-PA e MPE-PA encaminharam a órgãos públicos estaduais e federais recomendação para só concederem autorizações de pesquisa e lavra mineral nas unidades de conservação do alto rio Trombetas, nos municípios de Faro, Oriximiná e Terra Santa, na Calha Norte do Pará, noroeste do Estado, depois de consulta prévia, livre e informada às comunidades tradicionais, conforme prevê a Convenção 169 da OIT, da qual o Brasil é signatário.
 
Sema, Ibama e ICMBio terão 30 dias para apresentarem resposta ao Ministério Público e informar a situação atual de concessão de licenças para a região de sete platôs (Cruz Alta, Cruz Alta Leste, Peixinho, Rebolado, Escalante, Jamari, Baroni) e da Floresta Estadual Trombetas.
À Fundação Cultural Palmares foi enviada também recomendação para consulta prévia às famílias da região do platô Cruz Alta. Em caso de não atendimento dos órgãos notificados, o MP pode tomar outras medidas extrajudiciais ou judiciais.
 
A Mineração Rio do Norte, que atua há mais de 30 anos na área, será diretamente prejudicada.

 
A íntegra da recomendação está aqui.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *