Nesta terça-feira (29) a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, inaugura a sala da Ouvidoria da Mulher, espaço para sugestões, reclamações e denúncias relativas à violência contra à mulher, direitos políticos e à igualdade…

A praça do Mascate, na esquina da Av. Visconde de Souza Franco (Doca) com a Trav. Antônio Barreto, no bairro do Reduto, está sendo transformada em Praça Pet, espaço de lazer para os moradores e animais de estimação. O local…

Foi aberto ontem (25) um novo retorno para veículos no Km 08 da BR-316, perto de uma loja de peças de motos no sentido entrada de Belém, e em frente à Escola Raimundo Vera Cruz, no sentido de saída da…

A construção do muro de arrimo e urbanização da orla da Avenida Beira-Mar, em Salinópolis, avança ao longo de 1.200 metros de extensão. Gerenciadas pelo Governo do Pará, via Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, já foram executadas as…

Mineração no alto Trombetas terá que fazer consulta prévia

MPF-PA e MPE-PA encaminharam a órgãos públicos estaduais e federais recomendação para só concederem autorizações de pesquisa e lavra mineral nas unidades de conservação do alto rio Trombetas, nos municípios de Faro, Oriximiná e Terra Santa, na Calha Norte do Pará, noroeste do Estado, depois de consulta prévia, livre e informada às comunidades tradicionais, conforme prevê a Convenção 169 da OIT, da qual o Brasil é signatário.
 
Sema, Ibama e ICMBio terão 30 dias para apresentarem resposta ao Ministério Público e informar a situação atual de concessão de licenças para a região de sete platôs (Cruz Alta, Cruz Alta Leste, Peixinho, Rebolado, Escalante, Jamari, Baroni) e da Floresta Estadual Trombetas.
À Fundação Cultural Palmares foi enviada também recomendação para consulta prévia às famílias da região do platô Cruz Alta. Em caso de não atendimento dos órgãos notificados, o MP pode tomar outras medidas extrajudiciais ou judiciais.
 
A Mineração Rio do Norte, que atua há mais de 30 anos na área, será diretamente prejudicada.

 
A íntegra da recomendação está aqui.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *