Em iniciativa inédita, o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro celebra os percursos individuais e coletivos que construíram as políticas de salvaguarda do patrimônio cultural no Brasil, lançando a obra “Em Defesa do Patrimônio Cultural”, organizado por…

Neste sábado, 16, postos de saúde ficarão abertos para a vacinação com foco em menores de 15 anos. Em Belém, 11 unidades vão funcionar das 8h às 14h. A campanha da Multivacinação iniciou no dia 04 de outubro e segue…

De autoria do carnavalesco e professor Paulo Anete, o enredo para o Carnaval 2022 da Escola de Samba Grêmio Recreativo Carnavalesco e Cultural Os Colibris, de Belém do Pará, é “Zélia Amada/ Zélia de Deus/ Zélia das Artes/ Herdeira de…

Batizada de sagui-de-Schneider (Mico schneideri), em homenagem ao pesquisador brasileiro Horácio Schneider (1948-2018), geneticista da Universidade Federal do Pará e pioneiro da filogenética molecular de primatas, a descoberta alvoroçou a comunidade científica internacional. A nova espécie de sagui amazônico do…

Já há 3 candidatos a presidente da Alepa

Com a renovação de 65% de seus membros para a próxima Legislatura – que será a 18ª – já estão evidenciadas três candidaturas à presidência da Alepa, dependendo do cenário após o fatídico 25 de outubro: a deputada Cilene Couto(PSDB), em caso de vitória do governador Simão Jatene; o deputado Francisco Melo, o Chicão(PMDB), se Helder Barbalho ganhar; e o atual presidente, Márcio Miranda(DEM), cuja reeleição é permitida por emenda constitucional aprovada este ano.
Cilene despontou como a mais votada na bancada tucana, beneficiada pelos votos puxados pelo pai, senador Mário Couto(PSDB) em candidatura majoritária ao Senado. Chicão é da cozinha dos Barbalho, assim como o ex-prefeito do Moju e deputado eleito Iran Lima, mas conta a seu favor estar em segundo mandato. Nesse caso, o deputado Martinho Carmona, em sexto mandato, que já presidiu a Alepa duas vezes e é do PMDB, provavelmente será preterido por sua postura independente dentro do partido. Já o presidente Márcio Miranda, o deputado mais votado de todos, tem como trunfo o trânsito livre em todas as bancadas, que angariou ao dar tratamento igualitário aos seus pares, independentemente se de situação ou oposição, e também ao conquistar acordos para aprovação do orçamento impositivo, que dará autonomia às emendas parlamentares, e ao expandir a itinerância da Assembleia, além de ter resgatado a memória do Poder Legislativo e implementado medidas moralizadoras como o fim dos 14º e 15º salários dos deputados, dos convênios e do Ipalep. O primeiro vice-presidente, deputado Júnior Ferrari(PSD), terceiro mais bem votado nestas eleições, já sinalizou que apoiará Márcio Miranda, porque pretende se candidatar à prefeitura de Oriximiná, sua terra natal.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *