Não houve o célebre círio fluvial de Oriximiná no rio Trombetas este ano, por causa da pandemia, mas a imagem de Santo Antônio flanou pelas águas, levada pela comunidade de várzea do Rio Cachoeiry, que celebrou o verão depois da…

Aprender mais sobre as boas práticas Lixo Zero e como aplicá-las no dia a dia, repensando hábitos de consumo e inspirando a população a enxergar os seus resíduos com dignidade é o que propõe a programação que acontecerá entre os…

Aprovado à unanimidade pela Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 245/2021, de autoria do Poder Executivo, dispondo sobre a denominação do Arquivo Público do Estado do Pará, em homenagem ao jurista e professor paraense Zeno Augusto de Bastos Veloso,…

Ontem duas famílias viveram momentos de terror, vítimas de assalto à mão armada por volta das 13 horas, durante passeio no Parque do Utinga, um dos lugares mais lindos de Belém e importante equipamento turístico parauara. Trata-se do oitavo roubo…

Ibope põe Edmilson e Eder Mauro na frente

Pesquisa do Ibope divulgada hoje aponta este cenário na campanha eleitoral para a Prefeitura de Belém: Edmilson Rodrigues(PSOL) 37%, Éder Mauro (PSD) 28%, Zenaldo Coutinho (PSDB) 11%, Ursula Vidal (Rede) 4%, Regina Barata (PT) 3%, Professor Maneschy (PMDB) 2%, Cleber Rabelo (PSTU) 1%, Lélio Costa (PCdoB) 1%, Professor Ivanildo (PRTB) 1%, Luís Menezes (PCB) 0%. Brancos / nulos: 9%, Não sabe/não respondeu: 3%. O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 22 e 25 de agosto. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que significa que, considerando a margem de erro, a chance de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no TRE-PA sob o nº PA-06401/2016. 

Na espontânea, Edmilson tem 28%, Éder Mauro 17%, Zenaldo 8%,  Cléber 1%, Maneschy 1%, Regina 1%, Ursula 1%, Outros: 1%. Brancos / nulos 14%, Não sabe/não respondeu: 27%. O Ibope índice de rejeição aos candidatos é alto. Zenaldo: 40%, Edmilson 26%, Éder Mauro 21%, Regina 16%, Ursula 12%, Cleber 9%, Luís 9%, Lélio Costa 7%, Maneschy 7%, Ivanildo 6%. Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum: 3%. Não sabe/ não respondeu: 8%.

O Ibope perguntou, independente da intenção de voto, quem os eleitores acham que irá vencer a eleição: Edmilson 50%
– Éder Mauro 27%
– Zenaldo 13%
– Lélio 1%
– Maneschy: 1%
– Regina: 1%
– Ursula: 1%. Outros candidatos: 1%
– não sabe/ não respondeu: 16%.

Avaliação da administração Zenaldo Coutinho:
– Ótima/Boa: 11%
– Regular: 38%
– Ruim/Péssima: 49%
– Não sabem avaliar: 2%. Segundo o Ibope, 73% desaprovam a forma como Zenaldo vem administrando o município; 21% declaram que a aprovam. Aqueles que não sabem ou preferem não responder somam 6%. 

Áreas com maiores problemas na cidade: Saúde: 82%
– Segurança pública: 56%
– Educação: 47%
– Transporte coletivo: 18%
– Limpeza pública: 18%
– Geração de empregos: 16%
– Trânsito: 11%
– Abastecimento de água: 8%
– Calçamento de ruas e avenidas: 7%
– Rede de esgoto: 7%
– Corrupção: 6%
– Iluminação pública: 4%
– Impostos e taxas: 3%
– Administração pública: 3%
– Meio ambiente: 3%
– Opções de lazer: 2%
– Habitação: 1%
– Assistência social: 1%
– Atividades culturais: 1%
– Atividades esportivas: 1%.
Considerando só o primeiro item escolhido pelo eleitor, a população de Belém enfrentando os maiores problemas  nas áreas de Saúde: 53%
– Segurança pública: 20%
– Educação: 6%
– Transporte coletivo: 4%
– Geração de empregos: 3%
– Limpeza pública: 3%
– Calçamento de ruas e avenidas: 2%
– Trânsito: 2%
– Abastecimento de água: 2%
– Iluminação pública: 1%
– Rede de esgoto: 1%
– Corrupção: 1%.

O páreo está duríssimo. Candidaturas novas como as de Maneschy, Lélio e Úrsula não conseguiram decolar e se o prefeito Zenaldo Coutinho não conseguir uma reviravolta com a entrega de obras como o BRT, o prolongamento da Av. João Paulo II, a nova Bernardo Sayão e a praça da República, por exemplo, pode ficar fora do segundo turno. Em um mês é muita coisa para fazer. Por outro lado, a campanha no rádio e TV começou ontem e pode influenciar muita coisa. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *