0
 

Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) terá uma posição de destaque no Encontro Nacional de Ouvidoria Geral do SUS (ENOuvSUS2025), em Brasília (DF). O evento, promovido pelo Ministério da Saúde, reúne ouvidorias de todo o país para compartilhar boas práticas na melhoria do atendimento à população e aprimoramento dos serviços de saúde pública entre os próximos dias 19 e 21 de março.

Dentre os 40 relatos selecionados nacionalmente, o Hemopa se destaca como o único hemocentro do Brasil a apresentar uma iniciativa própria no encontro. O reconhecimento vem da experiência intitulada “Pesquisa de Satisfação: Um instrumento de participação coletiva na melhoria dos serviços institucionais no Hemopa”, um projeto que tem transformado a relação entre usuários e a instituição.

A iniciativa premiada tem como objetivo captar a percepção dos usuários sobre a qualidade dos serviços hemoterápicos fornecidos pela Fundação Hemopa. A pesquisa foi realizada com unidades hospitalares parceiras, como o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, o Hospital Jean Bitar e o Hospital Gaspar Vianna. Os dados coletados revelaram um impressionante índice de satisfação de 97%.

Segundo a ouvidora do Hemopa, Silvânia Santos Ataíde de Assunção, essa escuta ativa tem sido essencial para aprimorar continuamente o atendimento: “graças a essa abordagem, o Ministério da Saúde reconheceu a relevância dessa prática e nos selecionou para apresentá-la no evento. Nosso objetivo é demonstrar como nossos usuários, doadores e pacientes percebem e avaliam a qualidade dos serviços prestados pelo Hemopa, reafirmando nosso compromisso com a melhoria contínua”.

A diretora de Administração e Finanças da Fundação Hemopa, Taissa Vieira Amador, reforçou a importância do reconhecimento nacional e o impacto da participação no evento: “o Hemopa está entre as 10 ouvidorias do Pará escolhidas para participar do evento e é o único hemocentro do Brasil a ter seu relato selecionado. A divulgação da nossa experiência nos totens e anais do evento amplia a visibilidade do trabalho desenvolvido e reforça a importância da pesquisa de satisfação na melhoria contínua dos serviços oferecidos.”

A seleção do projeto do Hemopa demonstra como a interação direta com os usuários pode ser um poderoso mecanismo de aprimoramento dos serviços públicos. A ouvidoria desempenha um papel fundamental na identificação de demandas, no recebimento de sugestões e no aprimoramento constante dos serviços prestados.

Usuários que desejam registrar elogios, sugestões ou reclamações podem entrar em contato pelos seguintes canais:

E-mail: ouvidoria@hemopa.pa.gov.br

Telefone: 0800 280 8118

Foto: Rafael Dias / Ascom Hemopa

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Alepa celebra os 19 anos da Abrajet-PA

Anterior

Operação Pilares Falsos da PF no Pará

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários