Publicado em: 17 de março de 2025
Entidade reconhecida por lei estadual de utilidade pública no Estado do Pará, a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – seção Pará teve seus méritos reconhecidos em sessão especial da Assembleia Legislativa, requerida e presidida pelo deputado Fábio Freitas, nesta segunda-feira, 17. “Eles transformam reportagens em convites para que o mundo conheça nosso estado. Fazer jornalismo especializado exige esforço, pesquisa, compromisso e, acima de tudo, paixão. E é isso que vemos na Abrajet. Com a chegada da COP30, a responsabilidade da associação cresce ainda mais, e esta homenagem é um gesto de gratidão pelo trabalho que eles realizam”, realçou o deputado, que preside a Comissão de Agricultura, Terras, Indústria, Comércio e Serviços da Alepa.
Em seu pronunciamento, a presidente da Abrajet-PA, jornalista Isa Arnour, agradeceu ao deputado Fábio Freitas por apoiar a entidade e destacou as jornalistas Benigna Soares, Lourdinha Bezerra e Leticia Falcão, fundadoras da entidade, presentes na sessão, assim como todo o trade turístico que prestigiou o evento.
Fundada em 18 de fevereiro de 2006 e filiada à Abrajet Nacional, que tem quase 70 anos de atuação no Brasil, a Abrajet Pará conta com cerca de duzentos associados, entre fundadores, beneméritos, honorários e associados ativos. Esses membros têm programas de TV, portais jornalísticos, rádios, podcasts, revistas, blogs, páginas em redes sociais e jornais que veiculam matérias com alcance de mais de 1,5 milhão de seguidores e consumidores de conteúdos no Brasil e no exterior, pontuou Isa Arnoud.
“Ao longo desta trajetória, enfrentamos diversos desafios para comunicar ao Brasil e ao mundo as belezas turísticas do nosso Pará. Porém, nenhum desses desafios tirou o brilho dos olhos dos nossos associados, que doam de forma voluntária seu tempo e seu profissionalismo a fim de cumprirmos a nobre missão de comunicar e promover o turismo paraense”, salientou Isa, destacando o vice-presidente da Abrajet Pará e diretor nacional, jornalista Nilton Guedes. “Mesmo com diferenças de pensamento, somos um grupo que decidiu trabalhar junto por um bem maior: dar visibilidade ao turismo e à cultura; afinal, temos uma capital reconhecida pela Unesco como “Cidade Criativa da Gastronomia”, sem falar nos cheiros, sabores e sons que encantam todos aqueles que nos visitam”.
A Abrajet-PA já realizou cinco edições do Prêmio “Comendador Marques dos Reis”, que valoriza e reconhece trabalhos jornalísticos de divulgação do Pará publicados em jornais, rádios, web, televisão e fotojornalismo. Tem assento no Fórum Estadual de Turismo (Fomentur), no Fórum de Turismo do Xingu (FortXingu) e nos Conselhos Municipais do Turismo de Belém e de Altamira. Em 2011, realizou o Congresso Nacional da Abrajet e a proposta para trazer de novo o congresso nacional a Belém já ganhou o apoio do deputado Fábio Freitas. A entidade desenvolve, ainda, projetos como “Roteiros do Pará”, “Press Trip”, “Postais do Pará” e “Prêmio de Jornalismo”.
“Já fizemos muito pela divulgação do Pará e temos muito ainda por fazer. Agora, com a COP 30, nós, abrajetianos, que estamos nesta estrada há 19 anos, temos a grande oportunidade de reverberar ainda mais o turismo do Pará. A contribuição da Abrajet-PA ao fomento e desenvolvimento da atividade econômica do turismo é fator preponderante em termos de visibilidade. Todas as nossas ações resultam no fortalecimento do profissional de comunicação especializado em turismo e na divulgação do turismo paraense. Com a COP 30, temos a missão de continuar este árduo e feliz trabalho, ressaltou Isa.
Compuseram a mesa oficial Isa Arnold, presidente da Abrajet; Joacir Rocha, presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Pará (Sindetur); Oscar Borja, CEO da NVX Experience Design e consultor do Sebrae; Alex Silva, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav); Selma Souza Lopes, representando o secretário de Estado de Turismo (Setur), Eduardo Costa; e Octávio Pessoa, presidente da Academia Paraense de Jornalismo. Após a sessão, personalidades ligadas à Abrajet e ao turismo no Pará receberam certificados pelo trabalho realizado no setor. Confiram os homenageados:
Certificado da Alepa à diretoria da Abrajet-PA: Isa Arnold (presidente), Nilton Guedes (vice), Cristina Nascimento (secretária-geral), Ray Nonato (diretor financeiro), Benigna Soares (diretora de projetos), Celso Lobo (diretor de projetos), Wilson Soares (diretor de imagem), Tânia Monteiro (diretora de relações públicas), Fernando Nobre (conselho fiscal) e Carlos Pará (diretor).
Certificado da Abrajet a associados: Franssinete Florenzano, Danielle Filgueiras, Lourdinha Bezerra, Jaime Souza, Adriano Nascimento, Matheus Freire, Júlio Augusto Souza.
Menção honrosa ‘Amigos do Turismo’ pela Abrajet: Alex Silva, Álvaro Espírito Santo, Ângela Souza, Antônio Bentes de Figueiredo Neto, Clayton Matos, Cilene Sabino, Conceição Silva, Edna Rocha, Eduardo Rocha, Eli Ribeiro, deputado Fábio Freitas, Glenda Alves, Helena Mergulhão, Joacir Rocha, João Batista dos Reis, Lucas Vieira, Marcilene Pingarilho, Oscar Borja, Raphael Menezes, Selma Lopes e Walbert Monteiro.
O jornalista Walbert Monteiro usou a tribuna e lamentou a histórica falta de apoio do poder público e da iniciativa privada aos projetos no setor de turismo. Assistam a seu discurso no vídeo.






Fotos de Celso Lobo
Comentários