O Papa Francisco nomeou o atual bispo da prelazia de Marajó (PA), Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo de Roraima (RR), que estava sem titular há um ano, desde a transferência de Dom Mário Antônio da Silva para a arquidiocese de…

Utilizar o futebol como ferramenta de transformação social para crianças e adolescentes de todo o Pará é o objetivo do projeto "Futebol Formando Cidadão", que será lançado neste domingo (29) no oeste paraense. A iniciativa é do Tapajós Futebol Clube,…

No próximo sábado, 28, é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Esta semana, foram divulgados dados da Secretaria de Inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) referente a 2022, quando foram resgatados 2.575 trabalhadores em condições análogas…

Quase todo mundo já caiu na tentação de comer ou beber além do necessário, mas a data, 26 de janeiro, foi criada a fim de conscientizar a população sobre os perigos que a compulsão alimentar oferece à saúde. Neste ano,…

Gestões opacas nas prefeituras

Vejam só! Conforme levantamento da Controladoria-Geral da União (CGU) apresentado hoje durante o seminário “Os 5 anos da Lei de Acesso à Informação (LAI)”, organizado pela Rede de Controle de Gestão Pública, no auditório do Ministério Público do Estado, a maioria absoluta das prefeituras do Pará é obscura quanto à aplicação de recursos públicos. Os portais da transparência são desatualizados ou simplesmente nem existem. Por exemplo, na Escala Brasil Transparência de 2016, o melhor município paraense é Jacareacanga, que obteve nota 6,94 (numa escala de 0 a 10) e ocupa a 402ª posição no ranking nacional. Um fiasco! 

Durante o evento, o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, Daniel Lavareda, informou que várias prefeituras e câmaras municipais já firmaram termos de ajustamento de gestão com o TCM-PA para se adequarem. Lavareda apresentou na ocasião o selo gestor transparente, iniciativa para reconhecer os que se comprometem a dar publicidade aos gastos públicos e a atender a LAI.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *