Nesta sexta-feira (31), data de nascimento de Bruno de Menezes, a Casa da Linguagem será o palco da programação da Virada Literária, envolvendo performances literárias, exposição varal das ilustrações de Tadeu Lobato e Cláudia Cruz - que darão depoimentos sobre…

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará aprovou nesta terça-feira (28) o Projeto de Lei nº 93/2023, autorizando o Poder Executivo a contratar operação de crédito externo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de até cem milhões…

A sessão da Asembleia Legislativa do Pará, hoje, foi inviabilizada pela ausência de dois terços dos deputados e deputadas. No horário destinado à discussão e votação de projetos, como só onze deputados estavam presentes no plenário, o presidente da Alepa,…

A Assembleia Legislativa aprovou hoje a criação da Secretaria de Estado das Cidades e Integração Regional, oriunda do desmembramento de parte das atribuições da Sedop – Secretaria de estado de Obras Públicas. Em sua Mensagem endereçada ao presidente da Alepa,…

Filme de arte

Madre Joana dos Anjos”, do cineasta polonês Jerzy Kawalerowicz, é o destaque da próxima segunda-feira, dia 18, às 19h, no Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará(Nazaré, ao lado da Basílica). Rodado em 1961, o filme mostra um convento no século XVII que recebe a visita de um padre destinado a fazer exorcismo em uma freira possessa do demônio. Ao ver que a própria superiora e outras irmãs também apresentam sinais de histeria ou possessão, o padre se flagela tentando superar suas próprias hesitações eróticas.
Baseado em roteiro do próprio diretor, “Madre Joana dos Anjos”,  explica o crítico de cinema Marco Antônio Moreira, é inspirado no Processo de Loudon, caso real rotulado de histeria coletiva.
Kawalerowicz é um dos diretores mais premiados do cinema polonês. “Madre Joana dos Anjos” ganhou o Prêmio Especial do Júri do Festival de Cannes. O filme foi proibido em vários países na época do seu lançamento, pelas fortes cenas de histeria/possessão, causando polêmica entre a crítica mundial. É um dos filmes de maior sucesso do Cineclube da Associação Paraense de Críticos de Cinema, parceira da programação.
Após a sessão, haverá debate entre o público e os críticos da Associação de Críticos de Cinema do Pará. Entrada franca. Informações: 4006-2947. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *