Embora o Quartel Tiradentes esteja localizado no coração do bairro do Reduto, sediando o 2º BPM e duas Companhias da Polícia Militar do Pará, os meliantes parecem desafiar abertamente os policiais. Os assaltos no bairro continuam muito frequentes, principalmente no…

Douglas da Costa Rodrigues Junior, estudante de Letras - Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará e bolsista do Museu Paraense Emílio Goeldi, ganhou a 18ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica na área de Ciências Humanas…

O Ministério Público do Trabalho PA-AP abrirá na segunda-feira inscrições para Estágio de Nível Superior. A seleção será destinada ao preenchimento de vagas e formação do quadro de reserva de estagiários dos cursos de Administração/Gestão Pública, Biblioteconomia, Direito, Jornalismo, Publicidade/Propaganda…

Hoje, dia 23 de julho de 2021 às 19h, o Instituto Histórico e Geográfico do Pará realizada a nona “Live em Memória” da programação alusiva aos 121 anos do Silogeu, desta vez em homenagem ao centenário de nascimento do Almirante…

Festival do Abacaxi em Floresta do Araguaia

Teve corrida de motocross, escolha da Rainha do Festival, show de calouros, de bandas musicais locais e nacionais e uma virada cultural no 24º Festival do Abacaxi em Floresta do Araguaia, que encerra hojeO recentíssimo município,  emancipado administrativamente em 21 de abril de 1997, tem 19.508 habitantes, 3459 Km² de área territorial, e é o que mais produz abacaxi no Brasil, com safra de mais duzentos milhões de frutos por ano, de dezembro a maio. De lá saem todos os dias cerca de sessenta caminhões carregados para todo o território nacional.  Para se ter uma ideia, o abacaxi figura no brasão e na bandeira municipal. Floresta do Araguaia limita-se com Conceição do Araguaia, Rio Maria, Pau D’Arco e Redenção, além de estar na divisa do Pará com o Tocantins. 

O Brasil é o terceiro produtor mundial de abacaxi, com quase 1,5 bilhão de frutos colhidos em cerca de 60 mil hectares. O abacaxizeiro é a quinta fruteira mais cultivada no País, com importante papel econômico e social de geração de emprego e renda. No Pará, os dados mostram o reinado do fruto: são 320 milhões de abacaxis produzidos e uma área plantada de 10.777 hectares. Floresta do Araguaia, cuja vocação para o agronegócio tem sustentado a economia, apesar da forte crise econômica, política e social que atinge o país, é, ainda, sede da maior indústria de suco concentrado da fruta do Brasil, com capacidade de quatro mil toneladas/mês, exportando para os países da União Europeia, Estados Unidos e Mercosul. 

Na ocasião, acentuando que, dos 144 municípios do Estado, Floresta é um dos sete que estão adimplentes (com a União e o Estado), e com isso apto a receber todo tipo de apoio, e que o prefeito Adélio dos Santos mantém as contas em dia, o presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda, anunciou emenda parlamentar destinando recursos para ajudar na retomada de algumas obras paralisadas e inclusive para a iluminação do estádio de futebol local. 

O vice-governador Zequinha Marinho, a deputada estadual Cilene Couto (vice-presidente da Alepa), as deputadas federais Júlia Marinho e Simone Morgado, e o deputado José Scaff também participaram da programação. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *