Teve corrida de motocross, escolha da Rainha do Festival, show de calouros, de bandas musicais locais e nacionais e uma virada cultural no 24º Festival do Abacaxi em Floresta do Araguaia, que encerra hoje. O recentíssimo município, emancipado administrativamente em 21 de abril de 1997, tem 19.508 habitantes, 3459 Km² de área territorial, e é o que mais produz abacaxi no Brasil, com safra de mais duzentos milhões de frutos por ano, de dezembro a maio. De lá saem todos os dias cerca de sessenta caminhões carregados para todo o território nacional. Para se ter uma ideia, o abacaxi figura no brasão e na bandeira municipal. Floresta do Araguaia limita-se com Conceição do Araguaia, Rio Maria, Pau D’Arco e Redenção, além de estar na divisa do Pará com o Tocantins.
O Brasil é o terceiro produtor mundial de abacaxi, com quase 1,5 bilhão de frutos colhidos em cerca de 60 mil hectares. O abacaxizeiro é a quinta fruteira mais cultivada no País, com importante papel econômico e social de geração de emprego e renda. No Pará, os dados mostram o reinado do fruto: são 320 milhões de abacaxis produzidos e uma área plantada de 10.777 hectares. Floresta do Araguaia, cuja vocação para o agronegócio tem sustentado a economia, apesar da forte crise econômica, política e social que atinge o país, é, ainda, sede da maior indústria de suco concentrado da fruta do Brasil, com capacidade de quatro mil toneladas/mês, exportando para os países da União Europeia, Estados Unidos e Mercosul.
Na ocasião, acentuando que, dos 144 municípios do Estado, Floresta é um dos sete que estão adimplentes (com a União e o Estado), e com isso apto a receber todo tipo de apoio, e que o prefeito Adélio dos Santos mantém as contas em dia, o presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda, anunciou emenda parlamentar destinando recursos para ajudar na retomada de algumas obras paralisadas e inclusive para a iluminação do estádio de futebol local.
O vice-governador Zequinha Marinho, a deputada estadual Cilene Couto (vice-presidente da Alepa), as deputadas federais Júlia Marinho e Simone Morgado, e o deputado José Scaff também participaram da programação.