Publicado em: 17 de maio de 2025
A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados promove nesta terça-feira (20), ÀS 10H, audiência pública em alusão do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado em 3 de maio. Durante o debate, que atende a pedido do deputado Reimont (PT-RJ), será lançado o Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil – 2024, elaborado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), que traz dados preocupantes sobre as violações cometidas contra profissionais da imprensa no último ano.
Foi identificado agravamento dos casos de intimidação, agressões físicas e ataques virtuais à liberdade de imprensa, à integridade dos profissionais e ao próprio direito da sociedade à informação.
A audiência contará com a participação de representantes de entidades jornalísticas, órgãos do governo federal e da sociedade civil, entre os quais a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Repórteres sem Fronteiras (RSF), a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), o Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas e Comunicadores / Secretaria Nacional de Justiça (Senajus) e o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH/MDHC).
A atividade será em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Câmara dos Deputados e aberta ao público em geral.
Comentários