O presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Chicão, foi aclamado ontem por servidores e deputados após a sessão plenária, que se estendeu até as 15h, ao entregar os espaços reformados que já estão prontos para utilização. É que, em…

O delegado de polícia de Oriximiná, Edmílson Faro, prendeu o vigia Ailton Ferreira da Silva a pedido do presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelo Andrade Sarubi (PSDB) e do vereador Márcio Canto (PTB) e, na presença de ambos e do…

Primeira do Brasil totalmente focada na educação para o trânsito, a biblioteca do Detran-PA foi criada em 1998 e começou direcionada ao público interno, funcionando no antigo prédio do órgão, ao lado da Ceasa. Em 1º de novembro de 1999,…

A Prefeitura de Belém vai revitalizar dezesseis imóveis do município que estão há anos em situação de abandono. Além do resgate do patrimônio histórico, artístico e cultural, a intenção é reduzir gastos com aluguéis de prédios que abrigam órgãos municipais.…

Entidades querem ouvidor agrário em Santarém

“A Ouvidoria Agrária Nacional – OAN, criada em 2004, por meio de decreto do Governo Federal faz parte de um conjunto de órgãos cuja missão é de promover gestões junto a representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, do INCRA e de outras entidades, visando à resolução de tensões e conflitos sociais no campo. 

A OAN deve estar articulada às Ouvidorias Agrárias Regionais, ligadas a cada Superintendência do INCRA, que podem potencializar o trabalho, estando mais próximas dos locais e dos sujeitos envolvidos em conflitos rurais. Portanto, são fundamentais as Ouvidorias Agrárias Regionais. 

Em Santarém-PA foi instituída a Superintendência regional do INCRA de número 30, e logo estabelecida uma Ouvidoria Agrária Regional. Entretanto, com a aposentadoria do antigo Ouvidor Regional Ademar Teles, há mais de 2 (dois) anos, não houve a nomeação de quem o pudesse substituir e responder legalmente pela Ouvidoria. O órgão continua a existir dentro do INCRA em Santarém, porém, sem servidor devidamente nomeado para exercer tal função. 

É de amplo conhecimento que a região Oeste do Pará é palco de inúmeros conflitos agrários e conta com deficiente estrutura para a resolução dos conflitos, seja em áreas ainda não regularizadas e mesmo em Projetos de Assentamento. A dimensão das demandas é muito grande e é trágico não podermos contar com importante órgão que é a Ouvidoria Agrária Regional para o auxílio à mediação em casos de conflito. 

Por esses motivos, requeremos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Ouvidoria Agrária Nacional, em caráter de urgência, a nomeação de novo Ouvidor Agrário Regional, para a Superintendência (30) do INCRA. 

Comissão Pastoral da Terra – Santarém
Comissão Pastoral da Terra – BR 163
Federação das Organizações Quilombolas de Santarém – FOQS 
Federação das Associações de moradores, comunidades e entidades do Assentamento Agroextrativista Eixo Forte
Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR – Santarém 
Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR – Rurópolis
Sindicato dos Educadores em Educação Pública no Pará – Rurópolis 
Terra de Direitos”

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *