O quarto volume da coleção “Atos dos Governadores”, organizada pelo jornalista e bacharel em Direito José de Ribamar Castro, que faleceu no dia 24 de fevereiro deste ano, será lançado amanhã, às 19h, na XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro, no estande da Imprensa Oficial do Estado. A obra resgata um período rico da história política paraense, entre 1947 a 1951, e reúne atos editados nos governos de Luiz Geoláz de Moura Carvalho, Waldir Bouhid, Alberto Engelhard, Arnaldo Valente Lobo e Abel Nunes de Figueiredo.
O governador Luiz Geoláz de Moura Carvalho foi o único que cumpriu mandato de quatro anos (1947 a 1950) e renunciou, já no final, para concorrer a uma vaga no Senado. Os outros foram interinos até a eleição de Zacarias de Assunção, que derrotou Joaquim de Magalhães Cardoso Barata nas eleições de 1951.
Entre os atos do governo de Moura Carvalho destacados no livro figura o forte controle da administração pública e a nomeação de prefeitos para vários municípios, inclusive Belém. Outro ato de destaque foi a criação da força policial do Estado. O mineiro Waldir Bouhid, que integrou a Interventoria de Magalhães Barata, instalou a Justiça Militar do Pará. Em seguida, quem assumiu o governo do Pará foi Alberto Engelhard, que governou o Estado até 24 de janeiro de 1951.