0

A população de Juruti (PA) deu importante exemplo de mobilização e construiu seu Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Sexual contra Crianças e Adolescentes, que envolve a sociedade, poder público e empresas, numa rede de articulação que luta em prol dos direitos humanos dos jovens locais. O lançamento do Guia de Referência da Campanha Educativa pelo Enfrentamento da Violência Sexual reforçou a causa, dando continuidade às ações do Projeto Tecendo a Rede.
O Guia de Referência contém dados básicos sobre Juruti, os principais conceitos de violência, a experiência do Projeto Tecendo a Rede e recomendações de como acionar o ‘Disque 100’ para fazer uma denúncia. Será distribuído aos profissionais de saúde, da assistência social e da educação, além de um folder informativo. O município agora tem uma política pública, encara o problema, tem um CRAS, um Conselho Tutelar estruturado e uma promotoria funcionando.
Desde 2007, o instituto Childhood Brasil, a Prefeitura de Juruti e o Instituto Alcoa deram o primeiro passo para sensibilizar e engajar a população local nessa luta. O Plano Decenal do município foi um dos resultados do Projeto Tecendo a Rede. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Procultura em debate

Anterior

Combate à pedofilia

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *