Para marcar os quinze anos de criação das Florestas Estaduais de Faro, Trombetas e Paru, da Estação Ecológica Grão-Pará e da Reserva Biológica Maicuru, na Calha Norte, hoje (4), o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) lançou…

Lançamentos literários, apresentações de teatro, oficinas voltadas para as culturas pop e japonesa, arrecadação de livros, atividades pedagógicas e lúdicas direcionadas ao público infantil, entre outras ações, estão no cardápio de cultura e arte servido aos visitantes do estande da…

O procurador do Ministério Público do Trabalho Sandoval Alves da Silva tomou posse na chefia da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região para o biênio de 2021-2023 enfatizando o papel decisivo do MPT na garantia dos direitos humanos. O…

Prevaleceu o bom senso e o cuidado com as pessoas. O prefeito Edmilson Rodrigues ouviu o secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra, e técnicos responsáveis pela vacinação e enfrentamento à Covid-19, e cancelou os desfiles das escolas de samba, blocos…

Eduardo Imbiriba é o novo presidente da OAB/PA

A campanha foi feroz e a apuração emocionante, em uma disputa acirrada e cheia de surpresas. Nas urnas apuradas em Belém a chapa de oposição encabeçada por Sávio Barreto teve mais votos e chegou a comemorar antecipadamente o resultado, por volta das 19h, inclusive com publicação de fotos e vídeos nas redes sociais. Mas a Chapa 10 – OAB Sempre à Frente, liderada por Eduardo Imbiriba de Castro, teve apoio maciço dos advogados e advogadas que atuam no interior e, numa virada espetacular que só definiu o pleito nos últimos momentos, já perto das 23h, venceu a eleição para a diretoria do Conselho Seccional da OAB-PA. Foram exatos 4.355 votos, contra 4.091 da chapa 38, “Advocacia em Causa Própria”, computados 104 votos brancos e 228 nulos, de um universo de 12.903 advogados aptos a votar no Pará.

Foi um longo e difícil dia para os candidatos e apoiadores. O processo de votação começou às 9h e foi até às 17h, quando imediatamente iniciou a apuração. Na capital o cômputo dos votos foi ágil, mas no interior a contagem empacou, daí a demora de quase seis horas. O advogado Diogo Conduru, presidente da comissão eleitoral da OAB-PA e juiz eleitoral pelo Quinto Constitucional, explicou que há muitas subseções no interior e o Tribunal Regional Eleitoral não cede, por razões de segurança, o programa de apuração, por isso a contagem de votos foi manual, embora utilizando urnas eletrônicas. Com distâncias continentais e locais de difícil acesso, inclusive muitos problemas de conexão pela internet, foi preciso esperar com paciência as informações das muitas subseções.

No discurso logo após a vitória, Eduardo Imbiriba pregou a unidade na OAB-PA, que está “acima de partido, está acima de ideologia, porque o partido da OAB chama-se Constituição Federal e a democracia no Brasil”. E assegurou que trabalhará para fazer da OAB uma instituição cada vez mais altaneira. O presidente eleito é atual secretário-geral e preside da Comissão de Prerrogativas da OAB-PA, que pôs para funcionar sete dias por semana e 24h por dia, além de ser membro da Comissão Nacional de Prerrogativas da Ordem. No interior e na capital há incontáveis casos de abusos contra advogados, notadamente os criminalistas, e sua forte atuação nesse segmento sem dúvida alavancou muitos votos.

Compõem a chapa eleita presidida por Eduardo Imbiriba de Castro a vice-presidente Luciana Neves Gluck Paul; o secretário-geral Afonso Marcius Vaz Lobato; a secretária-geral adjunta Claudiovany Ramiro Gonçalves Teixeira; o tesoureiro André Luiz Serrão Pinheiro; a presidente da Caixa de Assistência aos Advogados, Silvia Cristina Barros Barbosa França; e o vice-presidente da CAA, Alvimar Pio Aparecido Junior.

Estão eleitos para o Conselho Federal Alberto Antonio de Albuquerque Campos, Cristina Sílvia Alves Lourenço e Jader Kahwage David, como titulares. E Ana Ialis Baretta, Luiz Sergio Pinheiro Filho e Suena Carvalho Mourão, na condição de suplentes.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *