0

A campanha foi feroz e a apuração emocionante, em uma disputa acirrada e cheia de surpresas. Nas urnas apuradas em Belém a chapa de oposição encabeçada por Sávio Barreto teve mais votos e chegou a comemorar antecipadamente o resultado, por volta das 19h, inclusive com publicação de fotos e vídeos nas redes sociais. Mas a Chapa 10 – OAB Sempre à Frente, liderada por Eduardo Imbiriba de Castro, teve apoio maciço dos advogados e advogadas que atuam no interior e, numa virada espetacular que só definiu o pleito nos últimos momentos, já perto das 23h, venceu a eleição para a diretoria do Conselho Seccional da OAB-PA. Foram exatos 4.355 votos, contra 4.091 da chapa 38, “Advocacia em Causa Própria”, computados 104 votos brancos e 228 nulos, de um universo de 12.903 advogados aptos a votar no Pará.

Foi um longo e difícil dia para os candidatos e apoiadores. O processo de votação começou às 9h e foi até às 17h, quando imediatamente iniciou a apuração. Na capital o cômputo dos votos foi ágil, mas no interior a contagem empacou, daí a demora de quase seis horas. O advogado Diogo Conduru, presidente da comissão eleitoral da OAB-PA e juiz eleitoral pelo Quinto Constitucional, explicou que há muitas subseções no interior e o Tribunal Regional Eleitoral não cede, por razões de segurança, o programa de apuração, por isso a contagem de votos foi manual, embora utilizando urnas eletrônicas. Com distâncias continentais e locais de difícil acesso, inclusive muitos problemas de conexão pela internet, foi preciso esperar com paciência as informações das muitas subseções.

No discurso logo após a vitória, Eduardo Imbiriba pregou a unidade na OAB-PA, que está “acima de partido, está acima de ideologia, porque o partido da OAB chama-se Constituição Federal e a democracia no Brasil”. E assegurou que trabalhará para fazer da OAB uma instituição cada vez mais altaneira. O presidente eleito é atual secretário-geral e preside da Comissão de Prerrogativas da OAB-PA, que pôs para funcionar sete dias por semana e 24h por dia, além de ser membro da Comissão Nacional de Prerrogativas da Ordem. No interior e na capital há incontáveis casos de abusos contra advogados, notadamente os criminalistas, e sua forte atuação nesse segmento sem dúvida alavancou muitos votos.

Compõem a chapa eleita presidida por Eduardo Imbiriba de Castro a vice-presidente Luciana Neves Gluck Paul; o secretário-geral Afonso Marcius Vaz Lobato; a secretária-geral adjunta Claudiovany Ramiro Gonçalves Teixeira; o tesoureiro André Luiz Serrão Pinheiro; a presidente da Caixa de Assistência aos Advogados, Silvia Cristina Barros Barbosa França; e o vice-presidente da CAA, Alvimar Pio Aparecido Junior.

Estão eleitos para o Conselho Federal Alberto Antonio de Albuquerque Campos, Cristina Sílvia Alves Lourenço e Jader Kahwage David, como titulares. E Ana Ialis Baretta, Luiz Sergio Pinheiro Filho e Suena Carvalho Mourão, na condição de suplentes.

Mulheres em alta no empreendedorismo

Anterior

Alepa apoia Expo Dubai Marajó 2021

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *