Para marcar os quinze anos de criação das Florestas Estaduais de Faro, Trombetas e Paru, da Estação Ecológica Grão-Pará e da Reserva Biológica Maicuru, na Calha Norte, hoje (4), o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) lançou…

Lançamentos literários, apresentações de teatro, oficinas voltadas para as culturas pop e japonesa, arrecadação de livros, atividades pedagógicas e lúdicas direcionadas ao público infantil, entre outras ações, estão no cardápio de cultura e arte servido aos visitantes do estande da…

O procurador do Ministério Público do Trabalho Sandoval Alves da Silva tomou posse na chefia da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região para o biênio de 2021-2023 enfatizando o papel decisivo do MPT na garantia dos direitos humanos. O…

Prevaleceu o bom senso e o cuidado com as pessoas. O prefeito Edmilson Rodrigues ouviu o secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra, e técnicos responsáveis pela vacinação e enfrentamento à Covid-19, e cancelou os desfiles das escolas de samba, blocos…

Alepa apoia Expo Dubai Marajó 2021

O arquipélago do Marajó será destaque na Expo Dubai, no período de 10 a 19 de dezembro deste ano. O evento começou em outubro e só vai encerrar em março de 2022, tem a marca da grandiosidade e a expectativa é de que sejam gerados muitos negócios no mundo inteiro. Após assistir à apresentação do projeto levado pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Carlos Xavier; pelo diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno Jr.; e pelo presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará (Fecomércio/PA), Sebastião de Oliveira Campos, o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Francisco Melo, o Chicão, declarou que a Alepa apoiará o projeto, intitulado “Expo Dubai Marajó 2021. Conectando Mentes, Criando o Futuro”.

Estavam presentes na reunião as deputadas Professora Nilse Pinheiro e Michele Begot – que integram a Mesa Diretora da Casa – e o Ouvidor-Geral, deputado Raimundo Santos; além dos deputados Delegado Toni Cunha, Gustavo Sefer, Delegado Caveira e Galileu Moraes. A colaboração dos parlamentares será em forma de emenda coletiva para ajudar nas despesas com a execução do projeto, que objetiva atrair investimentos para os municípios que formam o arquipélago marajoara.

No pavilhão do Brasil na Expo Dubai 2021, nos Emirados Árabes, que em 173 dias reunirá 192 países e a expectativa de 25 milhões de participantes, os eventos ocorrem nos sete dias da semana. Neste ano, os subtemas principais são oportunidade, mobilidade e sustentabilidade. O tema do Brasil é “Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável. Juntos pela natureza. Juntos pelo Ser Humano. Juntos pelo Amanhã”.

O Pará terá um local destinado a uma experimentação típica do Marajó, com a réplica de uma rua de Afuá, considerada a Veneza marajoara. A programação abrange apresentações culturais, espaço criar marajoara, oficina gourmet marajoara, coquetel sabores marajoaras, encontro de oportunidade e cardápio pedagógico.

“Podem contar com a parceria da Alepa. Temos que somar forças para que o Marajó saia dessa triste condição no ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). É uma parceria que, com certeza, vale a pena. É preciso levar ao mundo o enorme potencial marajoara, com suas riquezas naturais incomparáveis, tanto paisagísticas quanto de biodiversidade”, declarou o presidente da Alepa, deputado Chicão, aduzindo que o Poder Legislativo não medirá esforços no sentido de contribuir para o desenvolvimento do arquipélago. “O poder público e a iniciativa privada, juntos, podem mudar a realidade dos marajoaras e este encontro que acontecerá é um grande passo. Temos consciência de que a bioeconomia é uma proposta de avanço sem volta. Hoje em dia a preocupação com o meio ambiente se converte em vantagem competitiva em mercados cada vez mais exigentes e desafiadores. A bioeconomia está estreitamente ligada com a busca por novas tecnologias que priorizem a qualidade de vida da sociedade. Para o desenvolvimento sustentável, os negócios devem estar amparados em boas práticas de governança, com benefícios sociais e ambientais. Essa metodologia influencia ganhos econômicos, a competitividade e o sucesso das organizações. A conquista de uma vida digna aos marajoaras necessariamente passa pelo esforço concentrado na educação e no saneamento básico, que com certeza se refletirão na saúde e empregabilidade. A abundância natural de frutas, rebanhos bubalinos e derivados e a logística de transporte com saída direta para o Oceano Atlântico e possibilidade de plena integração com os demais países da América do Sul para alcançar o Oceano Pacífico é de alta importância estratégica, não só para o Marajó e o Pará, mas para todo o Brasil”, acentuou o deputado Chicão.

A deputada Professora Nilse Pinheiro, 1ª Secretária da Mesa Diretora, enfatizou se tratar de uma oportunidade de divulgar os atrativos turísticos e, com isso, conseguir investimentos para o arquipélago, já que empresas e entidades multinacionais estarão circulando em Dubai, além de pessoas bilionárias que abraçam causas humanitárias.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *