Barcos regionais a motor, veleiros, vigilengas, rabetas, bajaras, canoas ubás, igarités, catraias, botes fazem parte da memória afetiva, produtiva e econômica parauara, navegando pelo oceano Atlântico, baías, rios que mais parecem mares, lagos, igarapés, furos, estreitos, igapós e campos alagados…

Embora o Quartel Tiradentes esteja localizado no coração do bairro do Reduto, sediando o 2º BPM e duas Companhias da Polícia Militar do Pará, os meliantes parecem desafiar abertamente os policiais. Os assaltos no bairro continuam muito frequentes, principalmente no…

Douglas da Costa Rodrigues Junior, estudante de Letras - Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará e bolsista do Museu Paraense Emílio Goeldi, ganhou a 18ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica na área de Ciências Humanas…

O Ministério Público do Trabalho PA-AP abrirá na segunda-feira inscrições para Estágio de Nível Superior. A seleção será destinada ao preenchimento de vagas e formação do quadro de reserva de estagiários dos cursos de Administração/Gestão Pública, Biblioteconomia, Direito, Jornalismo, Publicidade/Propaganda…

Dom Azcona Doutor Honoris Causa

Fotos: Jonatan Castro
O reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Zagury Tourinho, outorgou ao bispo emérito da Prelazia do Marajó, Dom José Luiz Azcona, o título de Doutor Honoris Causa,  por sua trajetória de luta por direitos e uma sociedade justa, igualitária, solidária e contra a violência.
Com sua simplicidade e humildade costumeiras, Dom Azcona atribuiu o título ao povo marajoara. “É uma decisão consciente e responsável pelas gentes, terras e águas que configuram a identidade deste povo. Eu, como filho adotivo deste imenso arquipélago, deposito, com orgulho, no coração deste Marajó, esta nobre honraria”.
Dom José Azcona é espanhol, missionário no Marajó desde 1985 e se dedica a combater a exploração sexual infantojuvenil, o tráfico humano e a devastação ambiental. Por conta de sua firmeza inabalável sofre constantes ameaças de morte. É o bispo acompanhante da Comissão Justiça e Paz da CNBB Norte II.

Participaram da solenidade o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva; o coordenador e a vice-coordenadora do campus de Breves, professor Ronaldo de Oliveira Rodrigues e professora Darlene Teixeira Pereira; o prefeito de Breves, Antônio Augusto da Silva; o bispo da Prelazia do Marajó, Dom Evaristo Pascoal Spengler; e o vigário local da Paróquia de Sant’Ana, Frei Cleto Millán. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *