Nesta quinta-feira, dia 21, até o sábado, 23, a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Pará oferece os cursos de qualificação e atualização do projeto Forma Alepa/Elepa Itinerante em Santarém, atendendo toda a região do Baixo Amazonas, abrangendo também…

Em reunião conjunta das Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) e de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (18) foi aprovado o projeto de lei nº 363/2021, que autoriza o Governo do Pará a contratar operação…

Não houve o célebre círio fluvial de Oriximiná no rio Trombetas este ano, por causa da pandemia, mas a imagem de Santo Antônio flanou pelas águas, levada pela comunidade de várzea do Rio Cachoeiry, que celebrou o verão depois da…

Aprender mais sobre as boas práticas Lixo Zero e como aplicá-las no dia a dia, repensando hábitos de consumo e inspirando a população a enxergar os seus resíduos com dignidade é o que propõe a programação que acontecerá entre os…

Dom Azcona Doutor Honoris Causa

Fotos: Jonatan Castro
O reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Zagury Tourinho, outorgou ao bispo emérito da Prelazia do Marajó, Dom José Luiz Azcona, o título de Doutor Honoris Causa,  por sua trajetória de luta por direitos e uma sociedade justa, igualitária, solidária e contra a violência.
Com sua simplicidade e humildade costumeiras, Dom Azcona atribuiu o título ao povo marajoara. “É uma decisão consciente e responsável pelas gentes, terras e águas que configuram a identidade deste povo. Eu, como filho adotivo deste imenso arquipélago, deposito, com orgulho, no coração deste Marajó, esta nobre honraria”.
Dom José Azcona é espanhol, missionário no Marajó desde 1985 e se dedica a combater a exploração sexual infantojuvenil, o tráfico humano e a devastação ambiental. Por conta de sua firmeza inabalável sofre constantes ameaças de morte. É o bispo acompanhante da Comissão Justiça e Paz da CNBB Norte II.

Participaram da solenidade o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva; o coordenador e a vice-coordenadora do campus de Breves, professor Ronaldo de Oliveira Rodrigues e professora Darlene Teixeira Pereira; o prefeito de Breves, Antônio Augusto da Silva; o bispo da Prelazia do Marajó, Dom Evaristo Pascoal Spengler; e o vigário local da Paróquia de Sant’Ana, Frei Cleto Millán. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *