A empresa de ônibus Belém-Rio, que faz a linha para o distrito de Outeiro – Ilha de Caratateua, em Belém, aparentemente está falida e reduziu pela metade a sua frota, causando enorme sofrimento aos usuários do transporte coletivo. O serviço,…

A Cosanpa abriu nada menos que seiscentos buracos imensos nos bairros mais movimentados de Belém, infernizando a vida de todo mundo com engarrafamentos e causando graves riscos de acidentes, principalmente porque chove sempre, e quando as ruas alagam os buracos…

O Procurador-Geral de Justiça César Mattar Jr. inaugurou nesta quinta-feira, 16, o Núcleo Eleitoral do Ministério Público do Estado do Pará, que vai funcionar na sede das Promotorias de Justiça de Icoaraci, distrito de Belém. O coordenador será o promotor…

A desembargadora Maria de Nazaré Saavedra Guimarães, que se destaca pelo belo trabalho que desenvolve à frente da Comissão de Ações Judiciais em Direitos Humanos e Repercussão Social do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, e que já coordenou…

Designer parauara brilha em concurso mundial

Colar Açaí, de Selma Montenegro. Foto: Almir Pastore.

Brincos e anéis da coleção Açaí. Fotos: Moisés Cavalcante
 
São belíssimas as joias de ouro expostas no 10º  AuDITIONS Brasil, que abre hoje, no Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará, onde fica até o dia 25 de outubro, com entrada gratuita. Belém é a primeira das três capitais brasileiras a receber a mostra itinerante, que também percorrerá Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ). Com o tema “Brasilidade”, as 18 joias finalistas do maior concurso de design de joias de ouro do mundo destacam a riqueza natural e cultural do povo brasileiro.
 
Entre as obras de arte vencedoras está o colar “Açaí”, criação da designer paraense Selma Helena Montenegro Botelho, única representante da Região Norte no concurso. A peça foi produzida, ano passado, no mezanino do São José Liberto, onde fica a Escola Rhama, que tem à frente o ourives e lapidário Ramirez Garcia Gomes. Os profissionais integram o Programa Polo Joalheiro do Pará, do qual também fazem parte as designers Lídia Abrahim e Clara Amorim, finalistas do concurso em edições anteriores.
 

Haverá desfile de joias e apresentação de vídeos institucionais que mostrarão detalhes do funcionamento da cadeia produtiva da joalheria. Entre as presenças confirmadas na abertura da mostra “Brasilidade” estão o presidente da AngloGold, Hélcio Guerra; o titular da Seicom, David Leal, o presidente do Simineral, José Fernando Gomes Jr., o presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda(DEM) e o presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração no Pará, deputado Raimundo Santos(PEN).
 
O prêmio AuDITIONS é uma referência global. Selma Montenegro foi selecionada entre 1.386 inscritos em todo o País.
 
Além do ouro (fornecido pela mineradora), madeira certificada, caroço de tucumã e fibra de arumã (frutos da Amazônia) foram matérias-primas da criação de Selma Montenegro, que privilegia a temática regional com linguagem universal. A joia representa um grande cacho de açaí.
 
Natural de Afuá, no Marajó, graduada em Educação Artística, Selma, no início deste mês, teve um projeto  entre os sete selecionados pela Região Norte no Brasil Criativo (que selecionou 91 entre 600), iniciativa do IBGM e do Sebrae Nacional.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *