0

Fotos: Ozeas Santos 
No encerramento da Legislatura, 58 personalidades foram homenageadas com títulos de Cidadão do Pará, Honra ao Mérito e a Comenda da Ordem da Cabanagem, pela Assembleia Legislativa do Pará. A sessão solene foi dirigida pelo deputado Márcio Miranda (DEM), presidente da Alepa. Coube ao Ouvidor da Casa e presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado Raimundo Santos(PEN), fazer o discurso em nome do Poder Legislativo, destacando que as homenagens prestadas têm como finalidade o reconhecimento público dos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento do Estado. “Cada um dos homenageados fez o seu papel, e a Alepa tem o contentamento de entregar esta comenda como agradecimento pelo trabalho realizado pelo Pará”, ressaltou o orador. 

professora universitária Josse Fares, uma das intelectuais mais brilhantes do Pará e cujo trabalho em prol da cultura e da educação ainda carecia de reconhecimento, agora é Comendadora da Ordem da Cabanagem, assim como o general de Exército Oswaldo de Jesus Ferreira, primeiro comandante do Comando Militar do Norte, com sede em Belém e responsável pelas áreas dos Estados do Pará, Tocantins e Amapá,  que comandou o 8º BEC em Santarém, construiu a estrada do BEC em Oriximiná e o primeiro Km da BR-163, a Santarém/Cuiabá, e representou o Exército na Comissão de Implantação do Sistema de Proteção da Amazônia – Sipam, filho de um herói de guerra, o capitão Otávio Manoel Ferreira Jr., que integrou o 11º Regimento de Infantaria nos campos da Itália. Também foram condecorados o major PM Luiz Carlos da Silva Leitão, comandante da Companhia Independente de Polícia Fluvial, que desenvolve um belo trabalho junto às comunidades ribeirinhas; o coronel PM Eloy Wayth de Souza, o Padre Eloy, capelão da PM do Pará e coordenador do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que já atendeu cerca de 30 mil alunos; o biólogo Waldemar Londres Vergara Filho; o juiz do Trabalho Jônatas dos Santos Andrade, santareno e titular da Vara de Marabá; o conselheiro do TCM Daniel Lavareda, o cantor Nilson Chaves e o servidor público Carlos Picanço, entre outros.
O deputado Márcio Miranda foi surpreendido durante a solenidade e recebeu a comenda, no grau Grande Mérito Cabanagem, na condição de chefe do Poder Legislativo. O deputado Júnior Ferrari (PSD), primeiro vice-presidente da Mesa Diretora, foi quem fez a indicação, a pedido de servidores da Casa. “Todas as pessoas que recebem esta homenagem ficam com o registro eternizado na História do Pará, e isto me orgulha”, agradeceu
 Márcio Miranda. Dona Mercina Miranda, sua mãe, também foi agraciada com uma comenda, o título de Cidadã do Pará. Durante a cerimônia, a cantora lírica Gabriella Florenzano e a pianista Leandra Vital fizeram um mini recital, com repertório de músicas dos compositores Carlos Gomes, Waldemar Henrique e Wilson Fonseca. Nilson Chaves, ao agradecer em nome dos condecorados, cantou da tribuna.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Roberto Campos comandará a PM-PA

Anterior

CPI das Milícias ouvirá depoimentos

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *