Vanete Oliveira, 28 anos, mãe de cinco filhos, vive em Portel, município do arquipélago do Marajó(PA). Ela sofre há catorze anos dores atrozes além do desconforto, trauma e todo tipo de dor física e psicológica, por conta de um tumor…

As Diretorias de Combate à Corrupção e de Polícia do Interior da Polícia Civil do Pará prenderam hoje (28), no Distrito Federal, durante a Operação "Litania”, uma falsa empresária e sócios-proprietários que utilizavam empresa de fachada como instituição financeira para…

A Secretaria de Estado da Fazenda do Pará publicou extrato de dispensa de licitação para contratar a Prodepa, por R$800.427,88, a fim de desenvolver novo site da Transparência do Governo do Pará, com criação de nova arquitetura de informação, navegação…

Andar de motocicleta proporciona histórias, experiências e adrenalina. Motos oferecem facilidade de locomoção rápida e de conseguir estacionamento. Mas a liberdade é, sem dúvida, o motivo número 1 de todo motociclista. Sentir o vento, o clima, fazer parte da paisagem. Este é…

Comendas da Ordem da Cabanagem

Fotos: Ozeas Santos 
No encerramento da Legislatura, 58 personalidades foram homenageadas com títulos de Cidadão do Pará, Honra ao Mérito e a Comenda da Ordem da Cabanagem, pela Assembleia Legislativa do Pará. A sessão solene foi dirigida pelo deputado Márcio Miranda (DEM), presidente da Alepa. Coube ao Ouvidor da Casa e presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado Raimundo Santos(PEN), fazer o discurso em nome do Poder Legislativo, destacando que as homenagens prestadas têm como finalidade o reconhecimento público dos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento do Estado. “Cada um dos homenageados fez o seu papel, e a Alepa tem o contentamento de entregar esta comenda como agradecimento pelo trabalho realizado pelo Pará”, ressaltou o orador. 

professora universitária Josse Fares, uma das intelectuais mais brilhantes do Pará e cujo trabalho em prol da cultura e da educação ainda carecia de reconhecimento, agora é Comendadora da Ordem da Cabanagem, assim como o general de Exército Oswaldo de Jesus Ferreira, primeiro comandante do Comando Militar do Norte, com sede em Belém e responsável pelas áreas dos Estados do Pará, Tocantins e Amapá,  que comandou o 8º BEC em Santarém, construiu a estrada do BEC em Oriximiná e o primeiro Km da BR-163, a Santarém/Cuiabá, e representou o Exército na Comissão de Implantação do Sistema de Proteção da Amazônia – Sipam, filho de um herói de guerra, o capitão Otávio Manoel Ferreira Jr., que integrou o 11º Regimento de Infantaria nos campos da Itália. Também foram condecorados o major PM Luiz Carlos da Silva Leitão, comandante da Companhia Independente de Polícia Fluvial, que desenvolve um belo trabalho junto às comunidades ribeirinhas; o coronel PM Eloy Wayth de Souza, o Padre Eloy, capelão da PM do Pará e coordenador do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que já atendeu cerca de 30 mil alunos; o biólogo Waldemar Londres Vergara Filho; o juiz do Trabalho Jônatas dos Santos Andrade, santareno e titular da Vara de Marabá; o conselheiro do TCM Daniel Lavareda, o cantor Nilson Chaves e o servidor público Carlos Picanço, entre outros.
O deputado Márcio Miranda foi surpreendido durante a solenidade e recebeu a comenda, no grau Grande Mérito Cabanagem, na condição de chefe do Poder Legislativo. O deputado Júnior Ferrari (PSD), primeiro vice-presidente da Mesa Diretora, foi quem fez a indicação, a pedido de servidores da Casa. “Todas as pessoas que recebem esta homenagem ficam com o registro eternizado na História do Pará, e isto me orgulha”, agradeceu
 Márcio Miranda. Dona Mercina Miranda, sua mãe, também foi agraciada com uma comenda, o título de Cidadã do Pará. Durante a cerimônia, a cantora lírica Gabriella Florenzano e a pianista Leandra Vital fizeram um mini recital, com repertório de músicas dos compositores Carlos Gomes, Waldemar Henrique e Wilson Fonseca. Nilson Chaves, ao agradecer em nome dos condecorados, cantou da tribuna.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *