Ontem duas famílias viveram momentos de terror, vítimas de assalto à mão armada por volta das 13 horas, durante passeio no Parque do Utinga, um dos lugares mais lindos de Belém e importante equipamento turístico parauara. Trata-se do oitavo roubo…

Em iniciativa inédita, o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro celebra os percursos individuais e coletivos que construíram as políticas de salvaguarda do patrimônio cultural no Brasil, lançando a obra “Em Defesa do Patrimônio Cultural”, organizado por…

Neste sábado, 16, postos de saúde ficarão abertos para a vacinação com foco em menores de 15 anos. Em Belém, 11 unidades vão funcionar das 8h às 14h. A campanha da Multivacinação iniciou no dia 04 de outubro e segue…

De autoria do carnavalesco e professor Paulo Anete, o enredo para o Carnaval 2022 da Escola de Samba Grêmio Recreativo Carnavalesco e Cultural Os Colibris, de Belém do Pará, é “Zélia Amada/ Zélia de Deus/ Zélia das Artes/ Herdeira de…

Coema incluirá membros e novas metodologias

Na 60ª reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente, ontem, foi aprovada a recomendação de que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade observe nos estudos ambientais avaliações estratégicas por região, de modo a identificar os impactos cumulativos, como é o caso, por exemplo, de Barcarena e da região do Tapajós. Também foi aprovada a inclusão da Segup, Seduc, Seaster, Sedect e Seplan, além de outras tantas entidades não governamentais para integrar o Coema, que já tem como membros a Semas, Sedeme, Sespa, Alepa, MPE-PA, Fiepa, Faepa, Apgam, Sindicato dos Servidores da Semas e Fetagri.  


Na sessão, os secretários de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Luiz Fernandes, e o de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adnan Demachki, divergiram. Adnan  pediu vista de 90 processos, o deputado Sidney Rosa, representante da Alepa no Conselho, pediu vista de dois e o representante da Federação das Indústrias do Pará pediu vista de outro. Luiz Fernandes entendeu que não cabia a vista, mas foi voto vencido. 

O cerne da questão é a proporcionalidade na aplicação de penalidades. De acordo com Sidney Rosa, havia processo com aplicação de multa de pequena monta – em torno de R$6.500 – para quem fraudou um sistema da Semas, e multa de R$50 mil aplicada a uma pousada não tinha licença ambiental, por exemplo. O titular da Semas concorda que, examinando caso a caso, muitas decisões podem ser revistas, até porque há multas impagáveis (algumas por comercialização de passarinhos), mas lembrou que os processos foram examinados por câmaras técnicas, das quais participa inclusive o Ministério Público. Já Adnan Demachki, Sidney Rosa e a Fiepa não querem deixar de responsabilizar por dano ambiental, mas questionam a dosimetria. 


A próxima reunião do Coema será em 3 de dezembro, quando então os processos serão devolvidos e o colegiado verá o que fazer. O estoque de processos na Semas ainda tem autos datados de 2005, 2006, 2007 e 2008, antes da municipalização, mesmo com o enorme esforço para imprimir agilidade aos trâmites. O secretário Luiz Fernandes quer limpar a pauta e reduzir esse estoque, no que é apoiado por todos os membros. Hoje, 107 municípios já têm gestão ambiental local. A parceria com a ONU Habitat vai incluir novas metodologias e será criada uma comissão técnica socioeconômica destinada a subsidiar o Coema em suas decisões.


Sidney Rosa, que é vice-presidente da Fiepa, se diz preocupado em criar um ambiente de investimentos que gere empregos e critica a elevada burocracia, dependências do licenciamento nos âmbitos municipal, estadual e federal, lembrando que há no País 12 milhões de desempregados e 18 de desocupados, que totalizam 30 milhões, e que se considerar três dependentes de cada, revela uma tragédia social.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *