Começou hoje (27) às 8h e segue até às 17h a votação nas prévias do PSDB para escolher seu candidato à Presidência da República. O resultado, se tudo correr bem, deve ser anunciado às 20h. O partido passou a semana…

Em uma aula prática da Faculdade de Medicina da Unifamaz, ontem, o professor Marcus Vinícius Henriques de Brito, visivelmente impaciente com a aluna que deveria demonstrar intubação em um boneco, questionou a falta de lubrificação prévia do paciente, ao que…

Na quarta-feira passada, dia 24, a audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, em Brasília, era para discutir a gravíssima situação na Terra Indígena Yanomami, mas o clima de enfrentamento entre bolsonaristas e lulistas inviabilizou…

O prefeito Edmilson Rodrigues anunciou que Belém tem condições de fazer o Carnaval 2022, após reunião hoje (25) à tarde com representantes das escolas de samba e blocos carnavalescos. Ele acredita que com mais de 80% de pessoas vacinadas contra…

Cícero, Catilina e o Pará

Até agora, só vazaram os nomes dos empresários Marcos Moraes Gueiros e Paulo Érico Moraes Gueiros, proprietários, e do executivo Fábio Vasconcelos, diretor do estaleiro Rio Maguari, como alvos da Operação Catilinárias. A sede do empreendimento, que fica na estrada da Maracacuera, no distrito de Outeiro, em Belém do Pará, também foi revistada e teve documentos e equipamentos apreendidos. É estranho o silêncio da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.

Em Roma, 63 a.C., o cônsul romano Marco Túlio Cícero discursou: “Até quando, Catilina, abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo ainda há de zombar de nós essa tua loucura? A que extremos se há de precipitar a tua audácia sem freio?”.
A acusação era dirigida ao senador Lúcio Sérgio Catilina, acusado de planejar um golpe para derrubar a República romana junto a seus comparsas e tomar o poder. 
Após o quarto discurso, Catilina estava condenado à morte, mas não se entregou e acabou morto em um campo de batalha no ano seguinte.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *