A expectativa era grande em relação à ida do governador Helder Barbalho à Assembleia Legislativa para a leitura da Mensagem na instalação da 61ª Legislatura. Funcionou como uma espécie de termômetro da Casa, que abriga novos deputados na oposição, e…

Foram empossados hoje na Assembleia Legislativa do Pará os 41 deputados estaduais eleitos para a 61ª Legislatura (2023-2027). Em seguida houve eleição para a Presidência e a Mesa Diretora, em chapa única, tendo sido reeleito praticamente à unanimidade – por…

O governador Helder Barbalho está soltando a conta-gotas os nomes dos escolhidos para compor o primeiro escalão de seu segundo governo. Nesta quarta-feira será a posse dos deputados estaduais e federais e dos senadores, e a eleição para a Mesa…

Pela primeira vez na história, está em curso  um movimento conjunto da Academia Paraense de Letras, Academia Paraense de Jornalismo, Instituto Histórico e Geográfico do Pará e Academia Paraense de Letras Jurídicas, exposto em ofício ao governador Helder Barbalho, propondo…

Cem anos de Ulysses pelos olhos brasileiros

A Universidade Federal do Pará está participando, ao lado de outras 17 universidades brasileiras, do concurso cultural “Ulysses 100 Pelos Olhos Brasileiros”, promovido pela Embaixada da Irlanda no Brasil, em alusão ao centenário de publicação do romance do escritor irlandês James Joyce. Podem se candidatar estudantes de graduação e pós-graduação, de forma individual ou em grupo. O desafio é criar um mural inspirado em um dos episódios da obra. No caso da UFPA, o oitavo episódio, denominado Lestrigões.

Basta preencher o formulário de inscrição, anexar o esboço do mural e encaminhar tudo para o e-mail eventsbrasilia@dfa.ie até o dia 31 de março de 2022. O prêmio é de R$2mil, acrescido de no máximo o mesmo valor, para custear a execução da pintura vencedora, que tem que ficar pronta até 15 de maio deste ano.

Aclamado, revolucionário, complexo, leitura de magnitude incomum,  “Ulysses” conta a história de um dia na vida de vários personagens em Dublin, no dia 16 de Junho de 1904. Ao longo dos capítulos Joyce descreve os dilemas e as adversidades de todos os personagens e transforma um dia cotidiano em algo excepcionalmente interessante. Célebre pelo uso experimental da linguagem, inventando novas palavras e dando sentindo a outras, James Joyce utiliza diversos estilos e sua obra é repleta de modernidades, símbolos e referências.

O professor da Faculdade de Letras Estrangeiras (FALEM) e do Programa de Pós-graduação em Letras da UFPA, Otávio Guimarães Tavares, vai ministrar um curso presencial sobre a obra de James Joyce, com ênfase no capítulo que deve inspirar as candidaturas pela UFPA. Será nos próximos dias 26 e 27, das 9h às 12h, no auditório do Programa de Pós-graduação em Letras da UFPA.

Acessem aqui o edital, o formulário de inscrição e todo o material de apoio para o concurso cultural.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *