Em 17 de agosto é celebrado o Dia do Patrimônio Histórico. A Lei nº 378/1937, no governo Getúlio Vargas, criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a fim de proteger e preservar os bens culturais do país, marcando…

A incorporação do território da então Província do Grão Pará e Rio Negro ao Império Brasileiro, fruto de um engodo, ensejou em poucos meses a tragédia do brigue Palhaço e, mais de dez anos depois, a sangrenta Cabanagem, mas esse…

O juiz Jonatas dos Santos Andrade renunciou à presidência da Amatra 8 – Associação dos Magistrados Trabalhistas da 8ª Região e vai assumir o cargo de Juiz Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça, a convite da ministra Rosa…

Quando todos apostavam em uma radicalização que causasse esgarçamento das relações empresariais na cúpula das indústrias instaladas no Pará, a diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Pará, liderada por José Conrado Santos e José Maria Mendonça, deu uma…

Capixauã, na margem esquerda do Tapajós, Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns


Bom dia, amigos, sexta-feira iluminada para todos nós! Na foto de Erik Jennings, a cinematográfica praia de Capixauã, na margem esquerda do Tapajós, dentro da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, que tem quase 650 mil hectares. Do outro lado do rio, fica a Floresta Nacional do Tapajós, com mais de 600 mil hectares, na margem direita. O imenso pontal de areia faz intenso contraste com o espelho cristalino de água azul. Os sons da floresta e o barulho suave das águas do rio Tapajós complementam a deslumbrante paisagem que, até agosto, estava submersa e agora mostra a sua face mais bela. A sazonalidade é uma das características interessantes das praias da região, praticamente ausentes dos mapas do ecoturismo nacional. Nas duas margens, comunidades ribeirinhas habitam uma imensa área de vegetação nativa protegida pelas duas grandes reservas ambientais. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *