Em iniciativa inédita, o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro celebra os percursos individuais e coletivos que construíram as políticas de salvaguarda do patrimônio cultural no Brasil, lançando a obra “Em Defesa do Patrimônio Cultural”, organizado por…

Neste sábado, 16, postos de saúde ficarão abertos para a vacinação com foco em menores de 15 anos. Em Belém, 11 unidades vão funcionar das 8h às 14h. A campanha da Multivacinação iniciou no dia 04 de outubro e segue…

De autoria do carnavalesco e professor Paulo Anete, o enredo para o Carnaval 2022 da Escola de Samba Grêmio Recreativo Carnavalesco e Cultural Os Colibris, de Belém do Pará, é “Zélia Amada/ Zélia de Deus/ Zélia das Artes/ Herdeira de…

Batizada de sagui-de-Schneider (Mico schneideri), em homenagem ao pesquisador brasileiro Horácio Schneider (1948-2018), geneticista da Universidade Federal do Pará e pioneiro da filogenética molecular de primatas, a descoberta alvoroçou a comunidade científica internacional. A nova espécie de sagui amazônico do…

Campus flutuante e o Círio de Oriximiná

O XVIII IFNOPAP – Campus flutuante da UFPA, projeto apoiado pela Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa e Secretaria de Estado de Comunicação, reuniu 173 pesquisadores, estudantes e artistas do Brasil e de outros países, que tiveram acesso a um rico acervo de narrativas orais, mitos e lendas da região amazônica, e também proporcionaram às populações ribeirinhas visitadas ações sociais. Este ano, em Oriximiná, foram defendidas duas dissertações de Mestrado sobre temas amazônicos tratando da relação da história dos botos com a comunidade e as vozes dos vaqueiros do Marajó. Palestras e oficinas foram realizadas durante a viagem, versando sobre a diversidade amazônica sob o ponto de vista da sociologia, história, geografia, filosofia, biologia, geociências, tecnologia, engenharia, artes, letras, educação física, turismo, agronomia e medicina veterinária, e o fotógrafo Miguel Chikaoka ministrou oficina desvendando os segredos da fotografia artesanal. A experiência é única. De quebra, assistiram ao Círio Fluvial Noturno de Oriximiná, espetáculo de cor, luz e fé, de grande beleza e emoção. Confiram as imagens de Valter Ramos para o programa Cidade Livre, do jornalista Valdo Florenzano.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *