A Fundação de Apoio à Pesquisa do Pará estruturou o Laboratório de Biossoluções e Bioplásticos da Amazônia (Laba), forneceu recursos para aquisição de equipamentos e adequação do espaço, obtenção de matéria-prima e também de bolsas para alunos, através de projeto…

Os promotores de justiça de Defesa do Consumidor, Regiane Ozanan, Frederico de Oliveira e Joana Coutinho, peticionaram à justiça estadual reiterando a necessidade da apreciação das medidas de urgência requeridas na Ação Civil Pública ajuizada em 4 de novembro do…

Em sessão solene do Tribunal de Contas do Estado do Pará, foi empossada na tarde de quinta-feira, 23, no Plenário Conselheiro Emílio Nogueira, edifício-sede do TCE-PA, a conselheira Daniela Lima Barbalho, na vaga aberta pela aposentadoria do conselheiro Nelson Chaves.…

Um filhote de peixe-boi se enredou em uma malhadeira na orla de Santarém (PA) e, tão logo os pescadores locais identificaram o animal, prestaram socorro, libertando-o, e acionaram de imediato a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Medindo cerca de 1,20m,…

Bois, pierrôs e cabeçudos na folia

O Carnaval de São Caetano de Odivelas é uma linda manifestação cultural, com seus bois mascarados, pierrôs e cabeçudos, que unem folclore e folia há quase cem anos. Os próprios grupos organizam, produzem e criam suas fantasias e canções, desfilando nas ruas da cidade, em cortejo acompanhado por uma bandinha que fascina a quem assiste.

Pesquisadores consagrados como João de Jesus Pães Loureiro, Vicente Salles e Bruno de Menezes identificam as variantes dos bois-bumbás amazônicos a partir da interferência de elementos regionais que influenciam sua estrutura cênica e musicalidade.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Participe da discussão

1 comentário

  1. A partir da queda na atratividade do Carnaval de Belém, blocos e escolas de samba, ainda sobrevivem graças a ajuda de custo vinda do poder público, o que não é suficiente para fomentar as folias de momo em nossa capital.
    Isto posto, a saída da população nestes dias é o interior, destacando-se, São Caetano de Odivelas, Curuça, Vigia, Salinas entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *