0

A partir de fevereiro, Belém do Pará vai ganhar 11 estações de bicicletas em sistema compartilhado, nas praças da República, Dom Pedro II, Pedro Teixeira, Batista Campos e Amazonas; na Tamandaré com 16 de Novembro, no Ver-o-Peso, no Forte do Castelo, no Mangal das Garças e no Portal da Amazônia. O projeto será anunciado pelo prefeito Zenaldo Coutinho nesta segunda-feira, 11, em meio às comemorações oficiais da Prefeitura, no Portal da Amazônia, e tem patrocínio da operadora de planos de saúde Hapvida.

Cada ponto oferecerá 10 magrelas, que poderão ser utilizadas por qualquer pessoa cadastrada, o que poderá ser feito via internet. Para destravar as bicicletas é só usar um aplicativo de celular ou fazer ligação telefônica. Os preços ficarão entre R$5 para passes diários e R$60 para passes anuais. Cada passeio poderá ser feito em até 90 minutos, com intervalos de pelo menos 15 minutos.
As bicicletas serão monitoradas por chips 24h por dia, a fim de identificar o usuário, o tempo fora da estação e o local em que se encontram.

A operação e manutenção das bicicletas compartilhadas em Belém será de responsabilidade da empresa Samba Transportes Sustentáveis, selecionada pela Prefeitura de Belém por meio de edital de chamamento público. O serviço não trará ônus aos cofres públicos do município. A Samba é a mesma empresa que já opera o serviço de forma modelo em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Brasília, Aracaju, Porto Alegre, Salvador e Fortaleza, além das cidades argentinas de Buenos Aires e Rosário. Confiram na foto os pontos das bikes e preparem as pernocas para pedalar!
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

A insegurança generalizada

Anterior

Mais siglas em 2016

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *