0

Um novo ônibus promete resolver os problemas de trânsito na China: oferece livre passagem para os carros, mesmo quando está parado no ponto para pegar passageiros. É praticamente um “ônibus-túnel”.  

Batizado de “3D Express Coach” (Ônibus Expresso 3D), o veículo de 4,5 metros de altura tem design inovador, capacidade para 1400 passageiros, velocidade de 60 Km/hora e os menores índices de poluição: elétrico, funcionaria à base de energia solar. Pelos cálculos do fabricante, reduziria em até 30% os congestionamentos. 

O investimento é de US$ 4,6 milhões para os ônibus e os trilhos, o que representa 10% dos custos para um sistema equivalente de metrô. 

Um projeto piloto para a adoção do novo ônibus vai ser executado no distrito de Mentougou, em Pequim. Os primeiros 186 Km de trilhos iniciam no final de 2011. 
*Com informações e croquis da Época Negócios Online
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Felliz Dia dos Pais!

Anterior

O caudaloso rio Amazonas

Próximo

Você pode gostar

Comentários