Nesta sexta-feira (31), data de nascimento de Bruno de Menezes, a Casa da Linguagem será o palco da programação da Virada Literária, envolvendo performances literárias, exposição varal das ilustrações de Tadeu Lobato e Cláudia Cruz - que darão depoimentos sobre…

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará aprovou nesta terça-feira (28) o Projeto de Lei nº 93/2023, autorizando o Poder Executivo a contratar operação de crédito externo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de até cem milhões…

A sessão da Asembleia Legislativa do Pará, hoje, foi inviabilizada pela ausência de dois terços dos deputados e deputadas. No horário destinado à discussão e votação de projetos, como só onze deputados estavam presentes no plenário, o presidente da Alepa,…

A Assembleia Legislativa aprovou hoje a criação da Secretaria de Estado das Cidades e Integração Regional, oriunda do desmembramento de parte das atribuições da Sedop – Secretaria de estado de Obras Públicas. Em sua Mensagem endereçada ao presidente da Alepa,…

Barril de pólvora

Por pouco não houve ontem à noite um conflito armado sem-terra X fazendeiros que estavam em pé de guerra às proximidades da fazenda Marambaia, entre os municípios de Curionópolis e Parauapebas.
A governadora Ana Júlia Carepa enviou tropas da PM de Marabá, Redenção e Parauapebas, que chegaram a tempo de evitar o pior. Ela mobilizou 180 policiais, além de diversos organismos do governo federal, como o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Incra, Aeronáutica e Casa Civil da Presidência, além da Delegacia de Conflitos Agrários, prefeitos da região e OAB.
A comissão de negociação está no local, bem como um Batalhão de Choque da PM, deslocado de Belém em avião da FAB hoje de madrugada. A orientação da governadora é que todos lados sejam desarmados. A PM permanecerá na área por tempo indeterminado.
Além da disputa pelo uso da terra, há um componente que o setor de inteligência do Estado está avaliando, que é o período eleitoral. Paralelamente às medidas repressivas, o governo estadual também trabalha a regularização fundiária, implantação do Cadastro Ambiental Rural, fixação do Valor da Terra Nua, cumprimento de ações de reintegração de posse e benefícios para as famílias de assentados pelo programa de reforma agrária, como por exemplo, a implantação de uma escola com laboratório de informática no Assentamento 17 de Abril, em Eldorado dos Carajás.
A governadora montou uma sala de crise CIG. O secretário de Segurança, Geraldo Araújo, disse que todo o esforço do governo é para garantir direitos e a paz no campo.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *