0
O Theatro da Paz recebeu, ontem, a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, criada na década de 70, no Rio de Janeiro, e considerada uma das maiores do mundo. Formada por cerca de 100 militares, ela se destaca pelo coro com 20 integrantes, cantores e instrumentos como gaitas de fole escocesas. No repertório da noite, canções do erudito ao popular, passando por “La Traviata”, de Giuseppe Verdi, “Tambatajá”, do compositor paraense Waldemar Henrique, a Michel Jackson e trilhas de filmes e séries internacionais como James Bond e Game of Thrones, incluindo as tradicionais marchas, canções militares e hinos. 

O governador Simão Jatene e a primeira-dama Ana Jatene prestigiaram a homenagem ao lado do Almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, comandante da Marinha do Brasil, e do Vice-Almirante Alípio Jorge Rodrigues da Silva, comandante do 4º Distrito Naval, entre outras autoridades.
O espetáculo é fruto de parceria entre a Marinha do Brasil e o governo do Estado, via Secult. O coral do Tribunal de Contas do Estado fez participação especial. 

Hoje, durante a Romaria Fluvial, a imagem peregrina  d Nossa Senhora de Nazaré foi conduzida a bordo do navio Garnier Sampaio, pela Baía do Guajará. O trajeto de 18,5 Km foi acompanhado por dezenas de embarcações que saem do trapiche de Icoaraci, até a escadinha do cais do porto, ao lado da Estação das Docas, no centro de Belém.
Na chegada, a imagem da santinha é recebida com honras de chefe de Estado pela Polícia Militar. O ritual teve início em 1999, em função da lei estadual nº 4.371. 

A Marinha também atua na grande procissão do Círio. Há 20 anos os fuzileiros navais fazem o cordão humano protegendo a berlinda durante toda a romaria de domingo. São cerca de 500 militares que se revezam nessa homenagem.

As fotos são de Thiago Gomes.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Novas rotas impulsionam o Turismo parauara

Anterior

Ecos do Círio de Nazaré

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *