O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, anunciou na tarde desta segunda-feira, 8, que os recursos para a revitalização e requalificação do complexo do Mercado São Brás, na ordem de R$50 milhões, já estão garantidos pela Caixa Econômica Federal. Durante visita…

A orla da cidade concentrou o maior público de todos os tempos. Cerca de dez mil pessoas esperaram, ansiosas, o espetáculo emocionante e grandioso que incluiu barcos grandes e balsas, mas também canoeiros, as tradicionais e belíssimas barquinhas, confeccionadas com…

Área contígua ao centro histórico de Belém do Pará, Zona Especial do Patrimônio Histórico declarada por lei, o bairro do Reduto, cenário industrial da belle Époque, da Doca do Reduto no início do século XX, com suas canoas coloridas repletas…

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça fixou, sob o rito dos recursos repetitivos, a tese de que o servidor federal inativo, independentemente de prévio requerimento administrativo, tem direito à conversão em dinheiro da licença-prêmio não usufruída durante a…

Balanço do processo eleitoral parauara

A Câmara Municipal de Belém teve uma renovação de 60%: dos  35 vereadores, 14 se reelegeram. Hoje à tarde o juiz eleitoral Elder Lisboa da Costa Ferreira, presidente da Junta Totalizadora em Belém, homologou o resultado do primeiro turno das eleições. A preparação para o segundo turno começa nesta quarta-feira (5).
A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV inicia a partir do dia 15 e vai até 28 deste mês. A eleição em segundo turno será no dia 30 de outubro. 

O Disque Denúncia operado pela Comissão Justiça e Paz da CNBB Norte II recebeu 5.736 denúncias. Dessas, 5.530 foram via aplicativo “Pardal”, da Justiça Eleitoral. Casos de propaganda eleitoral irregular foram os mais denunciados (2.240), e crimes eleitorais diversos em segundo lugar (1.348).
Ontem, o Sistema “Ocorre JE” registrou 32 ocorrências ligadas a prisões de eleitores e candidatos, entre elas por compra de votos, boca de urna, transporte ilegal de eleitores e propaganda irregular. Já a Polícia Civil atendeu a 156 ocorrências em todo o Pará. 

Após o segundo turno o TRE-PA entrará na fase de julgamento e homologação das prestações de contas de todos os candidatos envolvidos no pleito, a fim de que no dia 16 de dezembro seja possível a  diplomação dos eleitos.

Em todo o Estado, foram registradas 108 substituições por urnas de contingência, o que representa menos de 1% do total. Só em Óbidos houve votação manual, isto porque a bateria da urna acabou e não havia energia elétrica no local. Foram computados 16 votos dessa forma, apurados na Zona Eleitoral. O TRE-PA ficou entre os 15 melhores em velocidade de apuração, uma boa marca, a se considerar a grande extensão territorial. 

O primeiro município paraense a totalizar os votos foi Bannach, com 3.141 eleitores. E o último foi Santarém, por conta do barco que deveria transportar o material para o ponto de transmissão e se perdeu em uma localidade de difícil acesso. A equipe de  tecnologia da informação do TRE conseguiu entrar em contato com o técnico de transmissão pelo telefone via satélite, deu orientações e obteve os resultados. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *