0
A Câmara Municipal de Belém teve uma renovação de 60%: dos  35 vereadores, 14 se reelegeram. Hoje à tarde o juiz eleitoral Elder Lisboa da Costa Ferreira, presidente da Junta Totalizadora em Belém, homologou o resultado do primeiro turno das eleições. A preparação para o segundo turno começa nesta quarta-feira (5).
A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV inicia a partir do dia 15 e vai até 28 deste mês. A eleição em segundo turno será no dia 30 de outubro. 

O Disque Denúncia operado pela Comissão Justiça e Paz da CNBB Norte II recebeu 5.736 denúncias. Dessas, 5.530 foram via aplicativo “Pardal”, da Justiça Eleitoral. Casos de propaganda eleitoral irregular foram os mais denunciados (2.240), e crimes eleitorais diversos em segundo lugar (1.348).
Ontem, o Sistema “Ocorre JE” registrou 32 ocorrências ligadas a prisões de eleitores e candidatos, entre elas por compra de votos, boca de urna, transporte ilegal de eleitores e propaganda irregular. Já a Polícia Civil atendeu a 156 ocorrências em todo o Pará. 

Após o segundo turno o TRE-PA entrará na fase de julgamento e homologação das prestações de contas de todos os candidatos envolvidos no pleito, a fim de que no dia 16 de dezembro seja possível a  diplomação dos eleitos.

Em todo o Estado, foram registradas 108 substituições por urnas de contingência, o que representa menos de 1% do total. Só em Óbidos houve votação manual, isto porque a bateria da urna acabou e não havia energia elétrica no local. Foram computados 16 votos dessa forma, apurados na Zona Eleitoral. O TRE-PA ficou entre os 15 melhores em velocidade de apuração, uma boa marca, a se considerar a grande extensão territorial. 

O primeiro município paraense a totalizar os votos foi Bannach, com 3.141 eleitores. E o último foi Santarém, por conta do barco que deveria transportar o material para o ponto de transmissão e se perdeu em uma localidade de difícil acesso. A equipe de  tecnologia da informação do TRE conseguiu entrar em contato com o técnico de transmissão pelo telefone via satélite, deu orientações e obteve os resultados. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Marabá e a compra de votos

Anterior

A metamorfose

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *