Lançamentos literários, apresentações de teatro, oficinas voltadas para as culturas pop e japonesa, arrecadação de livros, atividades pedagógicas e lúdicas direcionadas ao público infantil, entre outras ações, estão no cardápio de cultura e arte servido aos visitantes do estande da…

O procurador do Ministério Público do Trabalho Sandoval Alves da Silva tomou posse na chefia da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região para o biênio de 2021-2023 enfatizando o papel decisivo do MPT na garantia dos direitos humanos. O…

Prevaleceu o bom senso e o cuidado com as pessoas. O prefeito Edmilson Rodrigues ouviu o secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra, e técnicos responsáveis pela vacinação e enfrentamento à Covid-19, e cancelou os desfiles das escolas de samba, blocos…

Começou hoje (27) às 8h e segue até às 17h a votação nas prévias do PSDB para escolher seu candidato à Presidência da República. O resultado, se tudo correr bem, deve ser anunciado às 20h. O partido passou a semana…

Arquitetura, arte e cultura

Amanhã, às 19h, no Teatro Universitário Cláudio Barradas,  os arquitetos italianos Pietro Lenzini e Giorgio Drioli apresentarão diversos cenários desenvolvidos para óperas de Giuseppe Verdi, em conferência sobre a Cenografia Verdiana. Também participarão o arquiteto Flávio Nassar e Gilberto Chaves, diretor do Festival de Ópera do Theatro da Paz. Os cenários enfatizarão os princípios dos processos de desenho em perspectiva, característicos do Renascimento, com a adoção da perspectiva em diferentes planos, dando ideia de amplitude para o ambiente e a impressão de maior profundidade e espessura, técnica denominada Trompe l’oiel (enganar/iludir o olho), utilizada pelos irmãos Bibiena, da Academia Clementina, da qual Antônio Landi foi discípulo, em Bolonha, sua cidade de origem antes de vir morar em Belém do Pará. 

A visita de Pietro Lenzini e Giorgio Drioli a Belém é resultado de parceria entre a Secretaria de Cultura do Pará e a UFPA, por meio do Fórum Landi, com o apoio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais. Os visitantes vieram participar das comemorações pelos 300 anos do nascimento de Landi e pelos 200 anos do nascimento de Verdi – maior compositor de ópera do período romântico italiano – lembrados, respectivamente, pelo Fórum Landi e pela Secult, em programação conjunta, como o Festival de Ópera do Pará. 

Il Trovatore será encenada nos dias 28 e 30 de agosto e 1º de setembro, no Teatro da Paz. É uma obra trágica com ambientação na Idade Média, e conta a história de amor de uma nobre que se apaixona por um cigano, que a corteja com cantigas trovadorescas.
Todo o cenário desta ópera está sendo trabalhado por Lenzini e Drioli, utilizando técnica de pintura sobre tecido e compensado e, ainda, a reprodução de alguns elementos arquitetônicos importantes de Belém, como as obras de Landi. 

O evento é aberto e gratuito.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *