0

Uma ação de conscientização sobre a causa animal e serviços destinados aos pets foi realizada neste sábado, 27, na Aldeia Cabana, promovida pela Prefeitura de Belém, através da recém-criada Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (Sepda). Castração pré-agendada, cadastro para novas castrações, orientação clínica, cadastro para o Hospital Veterinário Dr. Vahia, orientações sobre maus tratos e vacinação antirrábica foram executados gratuitamente, além de uma feira de produtos pet, com arrecadação destinada a protetores de animais que atuam em Belém e uma demonstração do canil da Guarda Municipal.

O prefeito Edmilson Rodrigues esteve presente e destacou a importância da causa animal. “Nós temos que trabalhar, cada vez mais, a ideia de que os direitos dos animais são fundamentais para garantir os direitos humanos. Muitas pessoas enfrentam a solidão e abandono na companhia de cães e gatos. Eles são considerados filhos porque estão ali, doando amor ao seu tutor. Esse sentimento tem que ser cada vez mais difundido, para que as pessoas passem a respeitar os animais. Assim, garantir políticas de saúde para os animais é de fundamental importância para garantir a cidadania”.

Durante a ação, o prefeito anunciou a ampliação do Hospital Veterinário Dr.Vahia, localizado no bairro do Tapanã. A primeira parte do projeto será inaugurada na próxima semana: uma nova sala de espera para os tutores ficarem com seus pets, no Hospital. Antes, eles ficavam na frente do hospital em uma tenda. A nova sala será coberta e climatizada, com dois veterinários atuando na triagem dos animais, e um consultório para pacientes com suspeita de doenças infecto contagiosas. Cem profissionais atuaram em mais de quatrocentos atendimentos durante a ação deste sábado. Com um Castramóvel estacionado na parte interna da Aldeia Cabana, foram realizadas 31 castrações de animais, depois dos devidos exames e avaliações pré-cirúrgicas.

Essa foi a primeira ação da Sepda, que anuncia mais novidades para os tutores. “Vamos definir ações regulares, como esta, em 0outros bairros de Belém. Existe também o projeto de criação de Unidades Básicas de Saúde Animal. A primeira delas será no distrito de Mosqueiro, com previsão de entrega em 60 dias. Depois, queremos ter essas UBSs animais em bairros mais populosos de Belém, que têm essa necessidade”, revelou o secretário de Proteção e Defesa Animal, Danilo Alho.

O desastre dos portos no rio Tapajós

Anterior

Filhotes de tartaruga do mar soltos no Marajó

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *