Evellyn Vitória Souza Freitas nasceu no chão do banheiro do Hospital Municipal de Portel, município do arquipélago do Marajó (PA), no dia 28 de julho de 2021, por volta das 8h da manhã, prematura de 28 semanas e dois dias, pesando 1Kg e 39…

Vanete Oliveira, a jovem marajoara de 28 anos e mãe de cinco filhos que sofre há catorze anos com um tumor enorme em um dos olhos, que lhe cobre quase a metade da face, já está internada no Hospital Ophir…

Equipes da Divisão de Homicídios e da Delegacia de Repressão de Furtos e Roubos estavam monitorando há um mês o grupo criminoso que planejava roubar em torno de R$ 1 milhão no caixa eletrônico do Banpará localizado dentro do Hospital…

Vanete Oliveira, 28 anos, mãe de cinco filhos, vive em Portel, município do arquipélago do Marajó(PA). Ela sofre há catorze anos dores atrozes além do desconforto, trauma e todo tipo de dor física e psicológica, por conta de um tumor…

Agentes comunitários de saúde em pauta

O Pará tem mais de cinco mil agentes comunitários de saúde. Centenas deles lotaram o auditório João Batista, da Assembleia Legislativa, no Seminário Estadual sobre Formação de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, para tirar dúvidas sobre o projeto de lei nº 6437/2016, que tramita no Congresso Nacional e altera atribuições dos agentes de saúde, com alguma superposição às dos técnicos de enfermagem, além da troca da exigência de nível fundamental para nível médio. 

O evento foi promovido pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados de Formação de Agente Comunitário de Saúde, que está percorrendo todo o Brasil a fim de debater o tema com a sociedade. O deputado federal paraense Hélio Leite, presidente estadual do DEM, é membro da Comissão Especial e pediu o apoio da Alepa, de modo a poder ouvir a todos, obtendo a parceria do presidente, deputado Márcio Miranda. 

O relator do PL 6437/2016, deputado federal Valtenir Pereira, salientou que esses profissionais visitam os moradores casa a casa, orientando a prevenir doenças, e que é importante definir claramente as atribuições deles em lei para a eficácia de políticas públicas vinculadas à atenção básica, acrescentando que o projeto também prevê cursos de qualificação e de formação continuada para os agentes. 

Na ocasião, o deputado estadual Eliel Faustino (DEM), líder do Governo, ressaltou que são os agentes de saúde que conhecem a realidade do setor em cada região e a oportunidade de eles se manifestarem é de suma importância para apontar melhorias em todo o País. 

Também participaram do seminário o deputado federal Raimundo Gomes de Matos, o deputado estadual Carlos Bordalo (PT), Roseana Nobre, que representou o secretário de Estado de Saúde, Vítor Mateus, e o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Pará (Sindsaúde), representado por sua diretora, Mírian Oliveira Andrade.
As fotos são de Ozeas Santos.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *