0
Felisberto Sussuarana, poeta, escritor, dramaturgo  e historiador santareno, filho de Felisbelo Jaguar Sussuarana e de Antônia Jaci Carvalho Sussuarana, faleceu hoje em Fortaleza (CE), aos 81 anos de idade.
Dentre diversas obras eruditas(quase todas ainda inéditas), ele escreveu “O mergulho de Felisbelo Sussuarana no claro-escuro – do homem e da obra”, editado em 1991 pela Gráfica Tiagão, sob patrocínio da Prefeitura de Santarém, quando do centenário de nascimento de Felisbelo, obra de referência para a história de Santarém.
 
Sua sobrinha Márcia assim anunciou sua partida: “Amigos, o tio Beto agora está em paz. Homem bom, puro e manso. Eu sempre dizia que ele era a pessoa mais inteligente e humilde que conheci. E era mesmo. Quem o conheceu sabe que é verdade. Meu grande tio, companheiro, amigo, só um olhar nos bastava. E hoje, com sua partida, estou sentindo que o céu está em festa, e isso me conforta. Obrigada pelo carinho, atenção e amizade a todos que estiveram ao meu lado nesses dois meses. Sofremos com ele, procurando sempre proporcionar o melhor nessa fase de dor. Hoje estamos aqui, sem a sua alegria, mas certos de que ele já foi acolhido por Deus, que é nosso Pai, e lá continuará sua missão. Saudade. Amor”.
 
O desembargador do Trabalho Vicente Malheiros da Fonseca compôs, em sua homenagem, “Elegia a Felisberto Sussuarana” (Duo para Flauta e Piano), tributo a um intelectual que honra a cultura, a história e as artes de Santarém. Ouça a música aqui.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Grande passeata contra governo nas ruas de Belém

Anterior

Holofote no TRE-PA foca outras denúncias

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *