Publicado em: 2 de dezembro de 2014
O procurador de Justiça Adélio Mendes dos Santos foi reeleito, com 18 votos, hoje à tarde, corregedor-geral do Ministério para o biênio 2015-2016. O procurador de justiça Estevam Alves Sampaio Filho, seu concorrente, obteve 12 votos. Houve 1 voto em branco. Por unanimidade, foram escolhidas para os cargos de 1ª e 2ª Subcorregedoras-Gerais, respectivamente, as procuradoras de Justiça Maria da Conceição Gomes de Souza e Tereza Cristina Barata Baptista de Lima. A sessão foi presidida pelo procurador-geral de Justiça, em exercício, Manoel Santino Nascimento Jr., e o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Pará (Ampep), promotor Manoel Victor Sereni Murrieta, integrou a mesa oficial. Votaram os 31 integrantes do Colégio de Procuradores de Justiça.
Adélio Mendes tem como metas a cumprir fazer inspeção ou correição em 8% das comarcas de 1ª entrância, em oito municípios. E em dois municípios de 2ª entrância, Moju e Curionópolis. Depois fará correição em Belém, em todas as Promotorias de Justiça, e no futuro pretende fazer a correição online, o que já é possível no Conselho Nacional de Justiça.
Adélio Mendes dos Santos iniciou a carreira no MPE-PA em dezembro de 1983 como promotor de justiça no município de Limoeiro do Ajuru e atuou em Cametá, Mocajuba, Peixe Boi, Nova Timboteua, Santarém, Abaetetuba e Ananindeua. Em 1991, passou à terceira entrância, em Belém. Atuou também no grupo especial de trabalho sobre os assassinatos no campo (GETAC) em Santarém, nas promotorias de execução penal e criminal da capital e na assessoria da corregedoria geral e da procuradoria-geral de justiça do MPE-PA. Em 1998 se tornou procurador de justiça, nos biênios de 2007-2008 e 2009-2010 foi subcorregedor geral e em dezembro de 2012 se elegeu corregedor-geral para 2013-2014.
Comentários