0
 

Fotos: Jonatan Castro
O reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Zagury Tourinho, outorgou ao bispo emérito da Prelazia do Marajó, Dom José Luiz Azcona, o título de Doutor Honoris Causa,  por sua trajetória de luta por direitos e uma sociedade justa, igualitária, solidária e contra a violência.
Com sua simplicidade e humildade costumeiras, Dom Azcona atribuiu o título ao povo marajoara. “É uma decisão consciente e responsável pelas gentes, terras e águas que configuram a identidade deste povo. Eu, como filho adotivo deste imenso arquipélago, deposito, com orgulho, no coração deste Marajó, esta nobre honraria”.
Dom José Azcona é espanhol, missionário no Marajó desde 1985 e se dedica a combater a exploração sexual infantojuvenil, o tráfico humano e a devastação ambiental. Por conta de sua firmeza inabalável sofre constantes ameaças de morte. É o bispo acompanhante da Comissão Justiça e Paz da CNBB Norte II.

Participaram da solenidade o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva; o coordenador e a vice-coordenadora do campus de Breves, professor Ronaldo de Oliveira Rodrigues e professora Darlene Teixeira Pereira; o prefeito de Breves, Antônio Augusto da Silva; o bispo da Prelazia do Marajó, Dom Evaristo Pascoal Spengler; e o vigário local da Paróquia de Sant’Ana, Frei Cleto Millán. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Dia Estadual de Combate à Corrupção

Anterior

Novo alento para Óbidos

Próximo

Você pode gostar

Comentários