Governador do Pará e presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, Helder Barbalho está com agenda intensa em Brasília, e em reunião com Lula nesta sexta-feira (27) apresentou documento proposto pelo CAL. Para o desenvolvimento regional do bioma amazônico,…

O Papa Francisco nomeou o atual bispo da prelazia de Marajó (PA), Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo de Roraima (RR), que estava sem titular há um ano, desde a transferência de Dom Mário Antônio da Silva para a arquidiocese de…

Utilizar o futebol como ferramenta de transformação social para crianças e adolescentes de todo o Pará é o objetivo do projeto "Futebol Formando Cidadão", que será lançado neste domingo (29) no oeste paraense. A iniciativa é do Tapajós Futebol Clube,…

No próximo sábado, 28, é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Esta semana, foram divulgados dados da Secretaria de Inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) referente a 2022, quando foram resgatados 2.575 trabalhadores em condições análogas…

97ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira

O pastor David Bowman Riker, presidente da Primeira Igreja Batista do Pará, convidou hoje o deputado Márcio Miranda, presidente da Alepa, a participar da cerimônia de celebração do encerramento da 97ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira, que será no Hangar, no próximo dia 23 de abril. O evento, que reunirá cerca de três mil pastores batistas de todo o Brasil, integra as comemorações pelos 120 anos de fundação da instituição. 

Por sua vez, o presidente da Assembleia Legislativa do Pará convidou o dirigente religioso para a sessão solene que será realizada no próximo dia 19, às 15h, durante a qual o poder Legislativo fará um tributo à memória dos pioneiros da igreja, reconhecendo seu papel histórico e a contribuição à sociedade paraense, e concederá a medalha da Ordem da Cabanagem, a mais alta comenda da Casa. Durante a sessão, haverá apresentações culturais, entre as quais o coral da igreja e música instrumental. Fundada em 1897 pelo missionário sueco Eurico Alfredo Nelson, conhecido como o “Apóstolo da Amazônia”, a Primeira Igreja Batista do Pará é também a Primeira Igreja Evangélica da Amazônia. 

No dia 19 de novembro de 1891 atracou em Belém do Pará o navio “Esperança”, trazendo o missionário Eurico Alfredo Nelson. Nascido em Orebo, na Suécia, em 17 de dezembro de 1862, Nelson desembarcou sem falar português ou ter qualquer apoio externo. Não tinha ordenação pastoral, sequer onde morar, nem companhia alguma. Ainda assim fincou o primeiro estandarte evangélico em 02 de fevereiro de 1897. 

A Primeira Igreja Batista do Pará era localizada na Av. Generalíssimo Deodoro, 57-B, e no início contava com apenas 10 membros, porém rapidamente se expandiu e dela surgiram várias outras congregações, igrejas e denominações. Depois de algum tempo, a igreja teve o seu templo erguido na rua João Balbi e, em 1911, começou o movimento pentecostal e uma nova igreja nasceu, a Assembleia de Deus. O ano de 1950 marcou uma nova época. A igreja adquiriu o terreno onde, em 23 de outubro de 1966, foi inaugurado o templo atual, na Av. Assis de Vasconcelos, 817, ao lado do Theatro da Paz. 

Hoje, aos 120 anos, a PIB-PA tem cerca de 1.200 membros e congregados, e atua nas áreas de educação cristã em todas as faixas etárias.
Paralelamente a várias atividades de cunho religioso e assistencial, a instituição mantém orquestra, coro e outras ações culturais e de cidadania em benefício da comunidade, tais como emissão de documentos, reforçando a já histórica interação social com a comunidade paraense.

A programação alusiva aos 120 anos teve início ainda no dia 29 de janeiro, com uma caminhada que saiu da Escadinha do Cais do Porto, ao lado da Estação das Docas, de manhã cedo, até a sede da Primeira Igreja Batista do Pará, reconstituindo a chegada do missionário pioneiro em Belém.

O pastor David Bowman Riker é filho, neto e bisneto de Batistas, bacharel em Engenharia Agronômica (FCAP); Mestre em Divindade (Samford University, USA); Mestre em Teologia Sistemática (University of London, Inglaterra); e Doutor em Divindade, Ph.D., (University of Aberdeen, Escócia). Ele serviu o Seminário Teológico Batista Equatorial durante década e meia (coordenador de Mestrado, 2006-08; e reitor, 2008-16). Durante o ano de 2016, foi presidente em exercício e empossado como pastor presidente no dia 02 de fevereiro de 2017.
Agradeço, honrada, o gentil convite que também recebi do líder religioso.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *