O empresário Fabio Sicilia, chef, sommelier, chocolatier e restaurateur, idealizador e CEO da Gaudens Chocolate, e sócio de sua irmã - a também chef de cuisine Ângela Sicilia - no restaurante Famiglia Sicilia, foi agraciado hoje com Votos de Aplauso…

O Teatro Popular Nazareno Tourinho (praça do Carmo, 48, Cidade Velha), abriu nesta segunda-feira, 20, a exposição “Fauna e Flora Brasileira”, com gravuras que retratam a biodiversidade brasileira, difundindo a preservação ambiental e o pioneirismo de Emílio Goeldi e Oswaldo…

O Brasil perdeu 536 mil hectares para o fogo entre janeiro e fevereiro de 2023. A quase totalidade dessa área – 487 mil hectares, ou 90% do total – foi na Amazônia. Os dados são do Monitor do Fogo do…

O vereador Paulo Enildo Dos Santos Oliveira, de Bagre, município do arquipélago do Marajó, foi denunciado por estupro de uma adolescente. A mãe da vítima, ao tomar conhecimento do crime, registrou a ocorrência na Delegacia da Mulher de Breves, receosa…

Vencendo a Aftosa

No evento “Sustentabilidade da Pecuária Paraense”, na Faepa, hoje, a governadora Ana Júlia Carepa anunciou que a partir de agora os 32 municípios do arquipélago do Marajó e do Baixo Amazonas saem de área de alto risco para de médio risco, assim como os 67 municípios do nordeste paraense. E integram área livre da aftosa com vacinação, desde 2007, os 44 municípios localizados no sul e sudeste paraenses, Transamazônica, tronco sul da Cuiabá/Santarém e entorno de Itaituba.
Ana Júlia reconheceu o esforço dos municípios e do setor produtivo, que se comprometeram efetivamente a erradicar, através da vacinação, a aftosa no Estado. E lembrou que, recentemente, entregou 10 lanchas para as regiões do Marajó, Xingu e Baixo Amazonas, que estão servindo para fiscalizar o transporte do gado pelos rios e apoio às ações de sanidade dos animais.
A meta mínima exigida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a vacinação do rebanho é de 90%. O Pará vacinou quase 98% do gado na campanha do ano passado. Neste ano, até dezembro, serão vacinados 18,5 milhões de bovinos e bubalinos. Só no Marajó, meio milhão de reses serão vacinadas até o dia 15 deste mês.
No nordeste paraense, o processo para a certificação de zona livre de aftosa já está na última etapa, que é a sorologia, que deverá ir até o final de 2010. De janeiro a setembro, o Pará dobrou as exportações de carne congelada, em relação ao mesmo período do ano passado.
Ana Júlia aproveitou a oportunidade e pediu ao Secretário Nacional de Defesa Agropecuária, Francisco Jardim, que o MAPA defina com urgência os passos necessários para que todo o Pará se torne livre da febre aftosa com vacinação. E que o Ministério ofereça uma força-tarefa de médicos veterinários e um bioestatístico, para orientar os procedimentos do inquérito soroepidemiológico.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *