0

A Universidade da Amazônia, através da Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano (PPDMU) e em parceria com o Laboratório da Cidade – Belém, realiza de hoje, 6, a 8 de maio o V Diálogos Urbanos (DIURB’24). O evento, que tem como tema “Megaeventos como estratégia para o desenvolvimento urbano: balanço crítico e expectativas da COP30 no Brasil”, é voltado a estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais, pesquisadores e docentes, além de representantes da sociedade civil, explica a reitora da Unama, professora doutora Betânia Fidalgo Arroyo.

Conferências e mesas redondas com renomados pesquisadores na área, gestores e pessoas ligadas a movimentos sociais integram a programação. Constam na pauta balanços críticos das ações, obras, investimentos e legados que concorreram (ou não) para o desenvolvimento urbano; reflexões sobre a realização da COP30 no Brasil no ano de 2025; potencial transformador desse evento para a cidade sede; reflexões sobre a dimensão urbana das mudanças climáticas, com ênfase em chuvas, alagamentos, seca e calor, e as soluções propostas para seu enfrentamento. O evento é presencial em Belém e transmitido de forma on-line. As sessões de apresentação e trabalho acontecem em formato híbrido.

O coordenador do PPDMU, Leonardo Bello, frisa que se trata de pensar nas grandes transformações que um local precisa passar para atender demandas de um megaevento e o legado – positivo e negativo – que essa atividade traz aos espaços urbanos. “O DIURB’24 expressa as preocupações com o tema das transformações urbanas ocorridas em função dos megaeventos, em especial por ocasião dos dez anos da realização da Copa do Mundo de Futebol Masculino no Brasil”, reforça o gestor.

Já confirmaram presença os Profs. Dr. Orlando Alves dos Santos Junior (IPPUR/UFRJ); Dra. Raquel Rolnik (USP); Dr. Alexsandro Ferreira (PPGAU/UFRN); Dr. Paulo Roberto Soares (PPGEO/ UFRGS) e Dr. Francisco de Assis Mendonça (UFPR/UERJ). Para se inscrever ou ter outras informações, é só enviar e-mail para ppdmu@unama.br.

Formalizado repasse de R$350 milhões a Belém

Anterior

Convênios destinam mais de R$ 1,3 bilhão ao Pará

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *