0

 O programa Vozes pela Ação Climática Justa lançou, em parceria com o Fundo Casa Socioambiental, lançou a chamada Defensores ambientais: Vozes pela ação climática – Fortalecimento de comunidades, organizações e redes de apoio que atuam como defensoras e defensores de direitos humanos em assuntos ambientais afetados pela emergência climática”. As inscrições estão abertas até esta sexta-feira, 10. As organizações com CNPJ devem fazer a inscrição do projeto pela plataforma CasaDigital. Serão apoiados 18 projetos inscritos por defensores residentes na Amazônia legal, de até R$ 50 mil, cada.

Na Amazônia Legal, povos indígenas, comunidades quilombolas, ribeirinhos, pescadores artesanais e outras comunidades tradicionais desempenham papel essencial na manutenção das florestas. Também são esses defensores/defensoras ambientais, povos da floresta que, junto com as pessoas das periferias urbanas, os mais afetados pela emergência climática. Nesse contexto de floresta e cidade, os povos amazônidas têm resistido aos retrocessos socioambientais, mas enfrentam dificuldade de acessar espaços de discussão, tomada de decisão e recursos de financiamento climático para soluções locais.

A Aliança VAC no Brasil, formada por WWF-Brasil, Fundación Avina, Hivos, Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e Fundo Casa Socioambiental pretende fortalecer comunidades, organizações e redes de apoio que atuam como defensoras e defensores de direitos humanos em assuntos ambientais afetados pela emergência climática, a partir de pilares como acesso a espaços de tomada de decisão; geração de evidências, denúncias e dados sobre impactos das mudanças climáticas; campanhas de comunicação e conscientização; capacitação, desenvolvimento e fortalecimento de capacidades; e proteção jurídica.

O público prioritário inclui comunidades locais e tradicionais, comunidades periféricas urbanas, coletivos ativistas locais, coletivos de juventude, organizações e redes de apoio que atuam com defensoras e defensores de direitos humanos em assuntos ambientais, localizados no território da Amazônia Legal.

Mostra de Filmes Anani

Anterior

Não assisti Madonna

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *