0
 

No próximo dia 4 de junho, quarta-feira, a Prefeitura Multicampi da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizará o evento “Emergência Climática: Refletindo sobre as soluções baseadas na natureza”, como parte das atividades da Semana Nacional do Meio Ambiente.

A programação será desenvolvida ao ar livre, entre 9h e 15h, nos bosques Benito Calzavara, Camillo Vianna e Paulo Cavalcante, localizados no Campus Guamá, em Belém. A proposta do evento é compartilhar com a comunidade esses espaços verdes que são verdadeiros laboratórios vivos de conhecimento, troca de experiências e construção de consciência ambiental.

A atividade é gratuita e aberta a toda a comunidade acadêmica, e busca conectar teoria e prática em ações de enfrentamento à crise climática por meio da imersão em ecossistemas urbanos restaurados e manejados. “Queremos levar essa reflexão através da imersão nos bosques sustentáveis do campus. Essa será uma atividade que se somará às outras soluções apresentadas pela UFPA para enfrentar a emergência climática”, afirma Raquel Borges, assessora de Planejamento e Sustentabilidade da Prefeitura Multicampi da UFPA. Segundo ela, a ação reitera a missão institucional da Universidade de contribuir com a formulação de alternativas viáveis para um futuro mais justo e ecologicamente equilibrado.

Entre os destaques da programação estão a entrega de certificados aos voluntários do Trote Solidário e Sustentável 2025, o transplantio simbólico de árvores para o Parque da Cidade, e apresentações culturais que dialogam com a temática ambiental. O plano é inspirar a comunidade acadêmica por meio de práticas concretas e vivências capazes de gerar pertencimento e engajamento com a causa ambiental.

A iniciativa integra o calendário da Semana Nacional do Meio Ambiente, criada em 1981 por meio do Decreto nº 86.028, com o objetivo de mobilizar a população brasileira em torno da proteção do patrimônio natural do país. A Semana ocorre sempre na primeira semana de junho, em consonância com o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho e instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Neste ano, o evento promovido pela UFPA dialoga diretamente com a agenda climática internacional e as expectativas em torno da COP30, que colocará Belém no centro das discussões globais sobre o clima. A Universidade, como um dos principais polos de produção de conhecimento na Amazônia, assume papel estratégico no incentivo à educação ambiental e à mobilização por práticas sustentáveis dentro e fora de seus muros.

Foto: Alexandre de Moraes – Ascom/UFPA

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Sobre narrar violências sexuais

Anterior

Nenhuma bebida alcoólica é inofensiva

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários