A Universidade Federal do Oeste do Pará lança nesta quinta-feira, 27, a Bike Cel, bicicleta geradora de energia. O projeto integra o Plano de Gestão Sustentável da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), voltado para aproveitamento de resíduos e eficiência energética, e, ainda, o Programa de Sensibilização Ambiental, todos eles em desenvolvimento pela Sinfra e suas subunidades.
O projeto replica o protótipo desenvolvido pela equipe de pesquisadores do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), para servir de modelo à comunidade interna e externa da Ufopa como alternativa viável de geração de energia que alie a prática de atividade física à redução da demanda de energia em fonte convencional e redução da emissão de dióxido de carbono (CO2), pois a energia gerada por movimento físico de seus usuários transformará a energia mecânica em energia elétrica.
A ideia é atender a todos os sete campi da Ufopa. Inicialmente está prevista a montagem e instalação de duas unidades da Bike Cel no Campus Santarém e uma em cada um dos outros seis campi (Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná), totalizando a princípio dez protótipos disponíveis para uso do público interno da universidade e visitantes, com um contingente de 300 a 1.000 pessoas diretamente em contato, visto que a proposta é deixar os protótipos disponíveis em espaços sociais (visitação, lazer, encontros etc.) da universidade.
A Ufopa espera resultados em pelo menos quatro áreas: acadêmica, técnica, econômica e social. Na primeira, envolve ensino, pesquisa e extensão, pensando a instalação de um espaço que sirva a futuras pesquisas nas temáticas de saúde, eficiência energética e paisagem sustentável, que enriqueçam o conhecimento científico na universidade, inserida na região amazônica, de modo a estimular as experiências individuais e sociais e o estreitamento de parcerias com a comunidade externa, com foco em ações sustentáveis. Quanto ao resultado técnico, a implementação dos instrumentos (plano/programa/projetos) traz melhorias para o uso eficiente de energia em espaços universitários, cada vez mais sustentáveis. Já nas áreas econômica e social, pretende maior integração entre os atores envolvidos (servidores, estudantes, gestores da universidade, colaboradores internos, comunidade externa e parceiros da iniciativa público-privada).
O lançamento da Bike Cel será às 10h, no Bloco de Salas Especiais (Prédio Laranjão), Unidade Tapajós, Campus Santarém.
Comentários