A expectativa era grande em relação à ida do governador Helder Barbalho à Assembleia Legislativa para a leitura da Mensagem na instalação da 61ª Legislatura. Funcionou como uma espécie de termômetro da Casa, que abriga novos deputados na oposição, e…

Foram empossados hoje na Assembleia Legislativa do Pará os 41 deputados estaduais eleitos para a 61ª Legislatura (2023-2027). Em seguida houve eleição para a Presidência e a Mesa Diretora, em chapa única, tendo sido reeleito praticamente à unanimidade – por…

O governador Helder Barbalho está soltando a conta-gotas os nomes dos escolhidos para compor o primeiro escalão de seu segundo governo. Nesta quarta-feira será a posse dos deputados estaduais e federais e dos senadores, e a eleição para a Mesa…

Pela primeira vez na história, está em curso  um movimento conjunto da Academia Paraense de Letras, Academia Paraense de Jornalismo, Instituto Histórico e Geográfico do Pará e Academia Paraense de Letras Jurídicas, exposto em ofício ao governador Helder Barbalho, propondo…

TRE-PA vai promover a mulher

Corte do TRE-PA com o prefeito Zenaldo Coutinho e a presidente do TJE
Fotos: Faustino Castro
Os desembargadores Raimundo Holanda Reis e Célia Regina de Lima Pinheiro foram empossados na noite da quarta feira, 28, como o novo presidente e a vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Pará, respectivamente, sucedendo ao desembargador Leonardo de Noronha Tavares.
Citando Franz Kafka, Gabriela Mistral, Mário Quintana e São Gregório Magno, Raimundo Holanda disse ao plenário lotado que pretende centrar seu trabalho no sentido de garantir o acesso ao Judiciário, a celeridade processual,  a modernização da Justiça Eleitoral e, sobretudo, a implantação de um conceito moderno de Justiça Cidadã. 

O novo dirigente salientou que pretende pautar na sua gestão a “integração das aldeias indígenas à realidade político-eleitoral de nossa terra” e assumiu o compromisso de ações de promoção efetiva da mulher, não apenas na hora do voto, mas a participação política no processo eleitoral como um todo.
Os jovens de 16 e 17 anos foram destacados como “única e verdadeira esperança de renovação política brasileira”. Holanda Reis também assegurou que dará continuidade ao processo de recadastramento biométrico com meta de atingir o percentual de 25% do eleitorado ainda este ano, e que vai ampliar os programa sociais com a interiorização das ações voltadas ao eleitor. 

O TRE-PA há anos é parceiro do Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral, que reúne a Comissão Justiça e Paz da CNBB Norte II e o Ministério Público Federal. O novo presidente já anunciou em seu pronunciamento na posse que vai criar um sistema inédito de denúncias de crimes eleitorais e fará funcionar o projeto Mesário Voluntário, assim como o programa de valorização do mesário. O desembargador lembrou que o TRE-PA completará 70 anos em sua gestão e que pretende marcar a data mostrando à população a importância da Justiça Eleitoral. Anunciou, ainda, que o Centro Cultural será anexado à escola Judiciária Eleitoral, a fim de otimizar ações, e que o Tribunal participará ativamente da celebração dos 400 anos de Belém. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *