Os dirigentes do Sindicato e da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa festejaram o resultado da reunião de hoje com o presidente da Alepa, deputado Chicão, que também convidou para o encontro o Chefe de Gabinete da Presidência, Reginaldo Marques…

A Administração Superior do Ministério Público do Pará está empenhada em fortalecer a atuação dos promotores de justiça no arquipélago do Marajó, onde a situação de extrema pobreza, agravada pela pandemia, perpetua crimes gravíssimos como os abusos e exploração sexual…

“A Prefeitura de Belém, por meio da Comissão de Defesa Civil de Belém, informa que realizou vistoria técnica no bloco B do imóvel localizado na avenida Presidente Vargas, 762, no dia 11 de fevereiro, às 9h, em conjunto com representantes…

DEM e PSL ainda nem consumaram a fusão, prevista para outubro deste ano, mas a briga já é de foice. O ex-presidente do Senado Davi Alcolumbre e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto duelam nos bastidores pelo comando do novo…

TRE-PA cassou deputado Gabriel Guerreiro

Causou comoção na Alepa, em meio à sessão de hoje, a notícia da cassação do deputado Gabriel Guerreiro(PV) pelo TRE-PA, condenado ainda a multa no valor de 75 mil UFIRs e à inelegibilidade por 8 anos. O voto da relatora, juíza Eva do Amaral Coelho, foi seguido pelas juízas Ezilda Mutran e pela desembargadora Célia Regina, esta em voto de Minerva, no exercício da presidência  da Corte. Divergiram o juiz federal Ruy Dias e o juiz Mancipor Lopes, que aplicaram somente multa pela conduta vedada.
 
A ação eleitoral é desdobramento da operação da Polícia Federal na SEMA, que gravou ligações telefônicas com ordem judicial nas quais estariam sendo intermediados projetos florestais no Marajó e em outras regiões. Dentre as liberações estariam projetos de manejo de açaizais em benefício de 5 mil famílias. A defesa sustentou nulidades no processo, como cerceamento de defesa e ilicitude da prova, mas não foram acolhidas pelo Tribunal. A acusação é de que Gabriel Guerreiro teria sido beneficiado pela aprovação de projetos para fins eleitorais.
 
Gabriel Guerreiro já exerceu 7 mandatos, de vereador e deputado estadual e federal, inclusive Constituinte. O suplente que assume sua vaga, caso não consiga obter liminar perante o TSE com efeito suspensivo da decisão, é o sindicalista Zé Francisco, também do PV. Cabem, ainda, Embargos de Declaração perante o TRE-PA.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *