0

“Tão Longe e Tão Distante”, obra do pesquisador, músico, compositor e escritor Jonas Arraes sobre o maestro Carlos Gomes, é fruto de uma parceria entre o Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará e a Imprensa Oficial do Estado do Pará. O livro foi entregue pela Editora Dalcídio Jurandir ao autor, na presença do presidente em exercício da Ioepa, Aroldo Carneiro, do coordenador da Editora Pública Dalcídio Jurandir, Moisés Alves, e do diretor do CCSE/UEPA, Anderson Maia.

O professor doutor Jonas Arraes exlica que o livro é dividido em três capítulos e oferece uma análise abrangente da história da música, da economia da borracha, das fábricas e da Belle Époque, proporcionando visão detalhada desse período. O primeiro aborda Belém durante a época de Carlos Gomes, o segundo foca na relação entre a cidade e o maestro compositor, e o terceiro explora a influência de Carlos Gomes no contexto do Pará Republicano.

Moisés Alves ressalta a importância de iniciativas que contribuam para a diversificação e o aprimoramento do panorama literário paraense. “Como uma editora dedicada à publicação de estudos sobre a literatura paraense e as produções científicas do Pará, sentimos imenso orgulho ao lançar o livro de Jonas Arraes. Carlos Gomes é um músico de relevância singular, com contribuição significativa para a música, tanto no Pará quanto no Brasil. Esta obra não apenas enriquece a Imprensa Oficial, mas também assume importância extrema para o estado, uma vez que aborda não apenas o cenário musical, mas também aspectos econômicos e políticos”.

Para Anderson Maia, é fundamental ressaltar a relevância da colaboração entre o CCSE e a Ioepa no sentido de promover sinergias no desenvolvimento de pesquisas e projetos que contribuam significativamente para o avanço do conhecimento e o fortalecimento das atividades acadêmicas e científicas em ambas as instituições, evidenciando a necessidade de devolver à sociedade o conhecimento gerado no cotidiano acadêmico. Já foram publicadas vinte obras da Uepa pela Editora Pública da Ioepa. 

PT fixa candidaturas e pode alterar bancada na Alepa

Anterior

Recital Pérolas para Maria em Santarém

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *