A expectativa era grande em relação à ida do governador Helder Barbalho à Assembleia Legislativa para a leitura da Mensagem na instalação da 61ª Legislatura. Funcionou como uma espécie de termômetro da Casa, que abriga novos deputados na oposição, e…

Foram empossados hoje na Assembleia Legislativa do Pará os 41 deputados estaduais eleitos para a 61ª Legislatura (2023-2027). Em seguida houve eleição para a Presidência e a Mesa Diretora, em chapa única, tendo sido reeleito praticamente à unanimidade – por…

O governador Helder Barbalho está soltando a conta-gotas os nomes dos escolhidos para compor o primeiro escalão de seu segundo governo. Nesta quarta-feira será a posse dos deputados estaduais e federais e dos senadores, e a eleição para a Mesa…

Pela primeira vez na história, está em curso  um movimento conjunto da Academia Paraense de Letras, Academia Paraense de Jornalismo, Instituto Histórico e Geográfico do Pará e Academia Paraense de Letras Jurídicas, exposto em ofício ao governador Helder Barbalho, propondo…

Posse do novo cônsul da República Tcheca no Pará

O magistrado, professor, escritor e jornalista Luiz Ernane Ferreira Ribeiro Malato, membro da Academia Paraense de Letras e da Academia Paraense de Jornalismo, tomou posse no cargo honorário de Cônsul da República Tcheca, o primeiro no Pará. A cerimônia foi conduzida pela embaixadora da República Tcheca no Brasil, Sandra Lang Linkensederová, e prestigiada pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; pelo presidente da Associação dos Magistrados do Pará, juiz Adriano Seduvin; pelo líder da nação Tembé, Wendel Tembé; pelo reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Tourinho; pelo presidente da APL, professor, pesquisador, advogado e escritor Ivanildo Alves; pelo vice-presidente da APJ, advogado, professor, escritor e jornalista Célio Simões; pelo jornalista, pesquisador e escritor Walbert Monteiro, representando o Instituto Histórico e Geográfico do Pará, além de outras personalidades, como Suellen Abou El Hosn Malato e Renan Abou El Hosn Malato, filhos do novo cônsul; a professora Eliana Malato, irmã do novo cônsul; o urologista Oscar Teixeira; o cirurgião plástico Paulo Maurício Melo e o jornalista Bernardino Santos.

Como chefe de uma nação, o cacique Tembé fez um discurso muito bonito, que foi muito aplaudido por todos e elogiado pela embaixadora.

“Gostaria de parabenizar a República Tcheca pelo espaço de afirmação de algo que já é real, de irmanamento entre os nossos povos”, afirmou o prefeito. Edmilson Rodrigues também parabenizou a escolha de Ernane Malato como cônsul da República Tcheca em Belém. “Desejo sucesso, inteligência e sensibilidade”, reiterou.

O prefeito ressaltou, ainda, a importância da solidariedade entre nações, principalmente entre a República Tcheca e a região amazônica. “Contem com o governo municipal para que possamos realizar ações concretas, mesmo que simbólicas”, acentuou.

Ao agradecer a investidura no cargo, o cônsul Ernane Malato, marajoara de Ponta de Pedras, enfatizou que é necessário estreitar relações institucionais para os avanços em diversas áreas. “Me disponho nessa importante representação consular, aceitando o desafio de aprimorar relações institucionais e sociais, envolvendo parceria de diversas áreas, como educação, segurança, infraestrutura, tecnologia, comercial e social dos nossos povos”, declarou.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *