Governador do Pará e presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, Helder Barbalho está com agenda intensa em Brasília, e em reunião com Lula nesta sexta-feira (27) apresentou documento proposto pelo CAL. Para o desenvolvimento regional do bioma amazônico,…

O Papa Francisco nomeou o atual bispo da prelazia de Marajó (PA), Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo de Roraima (RR), que estava sem titular há um ano, desde a transferência de Dom Mário Antônio da Silva para a arquidiocese de…

Utilizar o futebol como ferramenta de transformação social para crianças e adolescentes de todo o Pará é o objetivo do projeto "Futebol Formando Cidadão", que será lançado neste domingo (29) no oeste paraense. A iniciativa é do Tapajós Futebol Clube,…

No próximo sábado, 28, é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Esta semana, foram divulgados dados da Secretaria de Inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) referente a 2022, quando foram resgatados 2.575 trabalhadores em condições análogas…

Ima Vieira eleita para a Academia Brasileira de Ciências

Doutora em Ecologia pela University of Stirling, Escócia (1996), pesquisadora titular do Museu Paraense Emílio Goeldi, do qual foi diretora-geral (2005-2009), ex-presidente do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação-EBC e presidente do Conselho de Administração do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá-IDSM, a ecóloga Ima Vieira, paraense, a única em toda a região Norte eleita membr@ da Academia Brasileira de Ciências, é docente permanente dos programas de pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Pará e em Ciências Biológicas-Botânica da Universidade Rural da Amazônia, ambos em convênio com o Museu Goeldi.

Ima tem desenvolvido relevante atividade ligada à pesquisa de ecologia da floresta amazônica e é considerada uma das principais especialistas sobre a Amazônia e uma voz ativa na defesa deste bioma e de seu povo. Recebeu em 2019 o Prêmio Destaque Científico do Governo do Pará pelo seu trabalho, em reconhecimento público de sua dedicação à ciência. Atualmente é membro do Conselho do Programa SinBiose do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do Conselho Consultivo do Parque Ciência e Tecnologia Guamá, do Fórum de Mudanças Climáticas do Pará, do Conselho da Cidadania da Prefeitura de Belém, do Conselho Científico da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos – BPBES e do Global Landscape Forum-Amazon.  Em 2019, atuou como perita no Sínodo Especial para a Amazônia no Vaticano, a convite do Papa Francisco. Foi recentemente eleita para o Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC, é membro da Comissão Justiça e Paz da CNBB Norte 2 e diretora do Instituto de Defesa dos Direitos Humanos Dom José Luis Azcona.

Todos os eleitos para a Academia Brasileira de Ciências tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2023. Os membros titulares e correspondentes receberão seus diplomas no dia 10 de maio de 2023, durante a Reunião Magna da ABC. Os membros afiliados terão suas cerimônias de diplomação associadas à simpósios científicos em cada região, para que apresentem suas pesquisas, em datas que serão agendadas futuramente.

Na área de Ciências Matemáticas @s nov@s membr@s são Carolina Bhering de Araújo (IMPA) e Celina Miraglia Herrera de Figueiredo (UFRJ).

Em Ciências Físicas, Rodrigo Barbosa Capaz (CNPEM & UFRJ).

Em Ciências Químicas, Ana Flavia Nogueira (Unicamp) e Severino Alves Junior (UFPE)

Em Ciências da Terra, Rômulo Simões Angélica (UFPA)

Em Ciências Biológicas, Gustavo Henrique Goldman (USP) e Ima Célia Guimarães Vieira (MPEG).

Em Ciências Biomédicas, Denise Pires de Carvalho (UFRJ), Marta Maria Geraldes Teixeira (USP) e Rafael Roesler (UFRGS)

Em Ciências da Saúde, Bernardo Galvão Castro Filho (Escola Bahiana de Medicina)

Em Ciências Agrárias, Anete Pereira de Souza (Unicamp)

Em Ciências da Engenharia, Francisco de Assis Tenório de Carvalho (UFPE) e Segen Farid Estefen (UFRJ)

Em Ciências Sociais, Alcida Rita Ramos (UnB) e Sérgio França Adorno de Abreu (USP)

Foram eleit@s membr@s afiliad@s na Região Norte Alejandro Ferraz do Prado (Ciências Biológicas, UFPA), Allan Klynger da Silva Lobato (Ciências Agrárias, UFRA), Bruno Oliva Gimenez (Ciências Agrárias, INPA), Patrik Ferreira Viana (Ciências Biológicas, INPA) e Valter Monteiro de Azevedo Santos (Ciências Biológicas, UFT).

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *