A Fundação de Apoio à Pesquisa do Pará estruturou o Laboratório de Biossoluções e Bioplásticos da Amazônia (Laba), forneceu recursos para aquisição de equipamentos e adequação do espaço, obtenção de matéria-prima e também de bolsas para alunos, através de projeto…

Os promotores de justiça de Defesa do Consumidor, Regiane Ozanan, Frederico de Oliveira e Joana Coutinho, peticionaram à justiça estadual reiterando a necessidade da apreciação das medidas de urgência requeridas na Ação Civil Pública ajuizada em 4 de novembro do…

Em sessão solene do Tribunal de Contas do Estado do Pará, foi empossada na tarde de quinta-feira, 23, no Plenário Conselheiro Emílio Nogueira, edifício-sede do TCE-PA, a conselheira Daniela Lima Barbalho, na vaga aberta pela aposentadoria do conselheiro Nelson Chaves.…

Um filhote de peixe-boi se enredou em uma malhadeira na orla de Santarém (PA) e, tão logo os pescadores locais identificaram o animal, prestaram socorro, libertando-o, e acionaram de imediato a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Medindo cerca de 1,20m,…

A polêmica dos castanhais

Os foreiros José Francisco Diamantino, da fazenda “Bela Aurora”, com mais de 3 mil hectares do município de Marabá; Rogério Fernandes Vargas e Fábio Fernandes Vargas, da fazenda “Dinoran”, com quase 2 mil ha. em Itupiranga; e Apolônio Dias de Novais Filho, da fazenda “Serrinha 1”, com área superior a 761 ha. em Marabá, conseguiram resgatar suas terras.
O prazo vai até março de 2011 para requerer ao Iterpa a propriedade plena de área aforada, nos títulos de 1955 a 1966, quando o Estado do Pará concedeu 252 áreas destinadas para a extração de castanha-do-pará. Os contratos previam a concessão de direitos para a exploração de castanhais em terras devolutas do Estado, sob pagamento anual. O problema é que muitos utilizaram as áreas aforadas para outras atividades econômicas.
Os aforamentos foram concedidos em Alenquer, Almeirim, Brejo Grande do Araguaia, Conceição do Araguaia, Eldorado do Carajás, Itupiranga, Jacundá, Marabá, Monte Alegre, Piçarra, Portel, São Domingos do Araguaia, São Félix do Xingu (área desmembrada e hoje pertencente a Tucumã), São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia, Tucuruí e Xinguara.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *