O presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Chicão, foi aclamado ontem por servidores e deputados após a sessão plenária, que se estendeu até as 15h, ao entregar os espaços reformados que já estão prontos para utilização. É que, em…

O delegado de polícia de Oriximiná, Edmílson Faro, prendeu o vigia Ailton Ferreira da Silva a pedido do presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelo Andrade Sarubi (PSDB) e do vereador Márcio Canto (PTB) e, na presença de ambos e do…

Primeira do Brasil totalmente focada na educação para o trânsito, a biblioteca do Detran-PA foi criada em 1998 e começou direcionada ao público interno, funcionando no antigo prédio do órgão, ao lado da Ceasa. Em 1º de novembro de 1999,…

A Prefeitura de Belém vai revitalizar dezesseis imóveis do município que estão há anos em situação de abandono. Além do resgate do patrimônio histórico, artístico e cultural, a intenção é reduzir gastos com aluguéis de prédios que abrigam órgãos municipais.…

Paraenses líderes no Congresso

O deputado federal Giovanni Queiroz (PDT-PA) e o senador Fernando Flexa Ribeiro (PSDB-PA) foram elencados entre os 100 “Cabeças” do Congresso Nacional, na lista do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, como negociador e debatedor, respectivamente.

Na eleição, o DIAP considera entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.
Marinheiro de primeiro mandato, o deputado federal Cláudio Puty (PT-PA) foi o único paraense a constar na lista dos 50 congressistas que estão em ascensão e entre os 150 mais influentes do Congresso: preside uma das mais importantes comissões da Câmara dos Deputados, a de Finanças e Tributação, desempenhou forte papel nos debates sobre a reforma tributária e foi relator do Supersimples, recém-aprovado por unanimidade.
Para o DIAP, parlamentar “em ascensão” é o que recebe missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbe muito bem delas. Estão também nessa categoria os parlamentares que abrem canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *