A Universidade Federal do Oeste do Pará inaugura em Santarém (PA), nesta sexta, o novo espaço do Laboratório de Estudos Sísmicos e Sismológicos da Amazônia (Lessam), que contará com novas tecnologias. Reestruturado com recursos da Alcoa Foundation, no valor de R$ 418.811,27, o novo laboratório tem 64,15m² de área construída, com capacidade máxima de ocupação de 25 pessoas. O local está dividido em duas salas – uma de processamento de dados e outra de armazenamento e de manuseio de equipamentos –, atendendo às normas brasileiras de acessibilidade a edificações, mobiliário e espaços.
“O Lessam ampara pesquisas científicas sobre a estrutura da litosfera e astenosfera, monitoramento da sismicidade do Norte do país, estudos de águas rasas e ambientais, geotecnia e refração rasa. Essas pesquisas são realizadas em trabalhos de conclusão de cursos vinculados ao Programa de Ciências da Terra e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), além de coorientações em dissertações e teses”, explica a professora Cíntia Rocha da Trindade.
Agora a Ufopa dispõe de equipamentos modernos, como o espectrômetro de absorção atômica, no curso de Geologia. Avaliado em R$ 578.744,38, o equipamento detecta a presença de metais nas amostras em análise e trará avanços principalmente nos estudos hídricos e metalogenéticos (minerais e minérios). Ademais, propiciará a produção de conhecimento científico de referência e de alta precisão na área de Geociências, trazendo autonomia nas análises químicas composicionais qualitativas e quantitativas multielementares.
O Lessam integra o conjunto de laboratórios do Centro Tecnológico de Geociências e Engenharia (CTGE), projeto resultante da parceria técnico-científica entre a Ufopa e a Alcoa Foundation que visa angariar investimentos em equipamentos e materiais para implantação de laboratórios e melhoria na qualidade do ensino, pesquisa e extensão. A iniciativa é executada pelos professores Érica da Solidade Cabral, Cintia Rocha da Trindade e Michael José Batista dos Santos, juntamente com a Fundação de Integração Amazônica (Fiam).
Vinculado ao Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Ufopa, o Lessam foi criado em 2017 com o intuito de amparar as atividades de ensino, pesquisa e extensão das disciplinas das áreas de Sismologia, Sísmica e Geofísica Aquática. Tem como público-alvo discentes e docentes dos cursos de Geofísica, Geologia e Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Terra. Também é utilizado por alunos de graduação em TCCs, projetos de iniciação científica e de extensão, além de alunos de pós-graduação.
Além da pesquisa científica, o laboratório também apoia a execução de projetos de extensão da Geofísica e Geociências, oferecendo aos projetos a estrutura de um estúdio audiovisual móvel de pequeno porte, espaço para reuniões periódicas de planejamento, elaboração de materiais de divulgação e realização de entrevistas e podcast de divulgação científica. A unidade mantém cooperação científica com o Observatório Sismológico de Brasília e o Laboratório de Estudos da Litosfera, ambos da Universidade de Brasília (UnB).
Comentários